Coroatá

Juiz Francisco Ferreira de Lima receberá título de cidadão coroataense

04 DEZ 2017 | 03h16

A última sessão realizada na Câmara Municipal de Coroatá teve a presença do Juiz da 2º vara, Dr. Francisco Ferreira de Lima, que foi acompanhar a indicação de autoria do vereador Junior Buhatem, onde o mesmo solicitou o título de cidadão coroataense ao magistrado pelo excelente trabalho realizado no município. A indicação foi aprovada por unanimidade.

Dr. Francisco se considera um juiz preocupado com o próximo e convencido de que quem tem uma relação mais estreita com o jurisdicionado aplica melhor a jurisdição, já que a missão constitucional e legal do Juiz vai além de ser mero aplicador de artigos de Lei e inclui, necessariamente, a distribuição da justiça.

Veja a seguir um pouco mais sobre a vida pessoal e profissional do juiz Dr. Francisco Ferreira de Lima.

Quem é o homem Francisco Ferreira de Lima?

“Nasci no Povoado São João da Mata (antigo Centro dos Perdidos), na época integrante do Município de Lago do Junco (atualmente vinculado ao Município de Lago dos Rodrigues) 339 KM de São Luis, vindo ao mundo pelas mãos da parteira IZABELAO. Sou filho de mãe analfabeta e quebradeira de coco babaçu (MARIA CHIQUINHA); filho de pai analfabeto e trabalhador rural (JOAO CHIQUINHA); tenho 09 (nove) irmãos, todos filhos do mesmo pai e da mesma mãe. Estudei até a 3ª série na Unidade Escolar Santa Cecília, no Povoado São João da Mata, onde na época não tinha energia elétrica ou telefone, e o meio de transporte era o lombo de burro e jumento. Fui levado para São Luis por meu irmão, VALDECI (hoje advogado), com 16 anos e apenas com a 3ª série concluída. Então como já estava atrasado e não era conveniente fazer a 4ª série com essa idade (16 anos), resolvi fazer SUPLETIVO e assim em 08 (oito) meses realizei os estudos equivalentes à 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries no CENTRO DE ESTUDOS SUPLETIVOS (CES), São Luis (1987). Assim, no ano seguinte entrei no LICEU MARANHENSE, onde cursei o ensino médio à noite (1990), porque durante o dia trabalhava como serviços gerais em um laboratório patológico de São Luis; depois ingressei na UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO UFMA (1992), onde me formei em Direito no ano 1996. Já exerci outros cargos públicos, tais como Auxiliar de Serviços Gerais, na Secretaria de Ação Social do Estado; Auxiliar de Serviços Culturais, na Secretaria de Cultura do Estado; Analista Judiciário (Oficial de Justiça Avaliador), da Justiça Federal no Maranhão; Analista Processual, do Ministério Público Federal no Maranhão; Analista Judiciário, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão; e Assessor de Desembargador, no Tribunal de Justiça do Maranhão. Sou Juiz de Direito desde 2003.

Quem é o juiz Francisco Ferreira de Lima?

Um homem preocupado com o próximo e convencido de que quem tem uma relação mais estreita com o jurisdicionado aplica melhor a jurisdição, já que a missão constitucional e legal do Juiz vai além de ser mero aplicador de artigos de Lei e inclui, necessariamente, a distribuição da justiça.

Por que escolheu direito?

A escolha pelo Direito decorre de vocação desde a infância, pois entendo que o Direito fornece possibilidades para o cidadão trazer transformações para a sociedade, servindo não apenas ao estado, mas ao indivíduo enquanto sujeito de direito e ávido por justiça.

Para você, o que representa a magistratura?

A magistratura não é apenas o encargo determinado pela Constituição Federal de resolver os conflitos sociais que são levados até as mãos do Juiz, mas vai muito além disso, por representar a possibilidade que tem o magistrado de ser, também, um agente de transformação social.



Comentário

PUBLICIDADE


Mais lidas








PUBLICIDADE

Enquete

"Mandar nudes" em aplicativos de relacionamentos reforça a ideia de que vale tudo para conquistar alguém?

2016 © Todos os Direitos Reservados