Maranhão

UEMA: o que você precisa saber sobre PAES 2018

14 JUL 2017 | 13h24

Preparem as canetas! A contagem regressiva para os vestibulares já começou. A universidade Estadual do Maranhão (Uema), divulgou nesta quinta-feira (13) o edital do do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES 2018. Facilitamos para você através de uma lista do que é preciso saber sobre o vestibular.

Inscrições

As inscrições serão oficialmente abertas nesta segunda-feira (17) e irão até dia 11 de agosto, diretamente no site da instituição. Custará o valor de R$ 85. O candidato isento do pagamento do valor de inscrição, para o PAES 2018, deverá, obrigatoriamente, se inscrever no Processo Seletivo por meio do mesmo site.

Isenção

O edital para quem deseja a isenção das taxas do vestibular já foi realizado.Logo não é mais possível obter isenção.

Vagas

Para 2018, serão ofertadas para 3.879 vagas, distribuídas em todos os campi da Universidade espalhados pelo estado. Já para a UEMASUL serão ofertadas 565 vagas para o ano de 2018, distribuídas entre os campi da Instituição. Coroatá terá 35 vagas ao total.

Provas

As provas serão realizadas em duas etapas, a 1ª etapa no dia 22 de outubro e a 2ª no dia 26 de novembro. A primeira prova é constituída de 60 (sessenta) questões objetivas de múltipla escolha, por área de conhecimento, abrangendo os conteúdos programáticos dos componentes curriculares que integram o ensino médio, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s. A segunda etapa é constituída de 12 (doze) questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de 2 (dois) componentes curriculares que integram o ensino médio, específicos por curso, e prova de produção textual, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

Dia da prova

-As provas serão realizadas no dia 22 de outubro, das 13h às 18h e a 2ª etapa das 13h às 18h, sendo cinco horas de duração de cada prova.

-O candidato deverá comparecer ao local de prova com antecedência mínima de 60 minutos. Cuidado com o trânsito!

-É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas.

-Não serão aceitos como documentos de identificação: Certidão de Nascimento, Título Eleitoral,Carteira Nacional de Habilitação (modelo sem foto), Carteira Estudantil, Carteiras Funcionais sem valor de identidade.

O processo seletivo será realizado nos seguintes campi da UEMA: São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Coelho Neto, Itapecuru-Mirim, Zé Doca, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Pinheiro, , Presidente Dutra e Coroatá e nos campi da UEMASUL: Imperatriz e Açailândia.

Cursos e vagas

A Uema conta com 25 campi espalhados pelo estado. As 3.879 vagas foram distribuídas entre os 27 cursos. Clique aqui e veja as distribuições. Coroatá apenas uma turma de enfermagem, com 35 vagas.

Concorrência

Na edição de 2017, o curso mais concorrido é o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da Polícia Militar do Maranhão (CFO), na categoria feminina. Foram 600,25 candidatos concorrendo a uma vaga.

O segundo curso mais concorrido foi o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da PMMA, na categoria masculina, com 251,06 candidatos por vaga; seguido do curso de Medicina, com 244,62 candidatos por vaga. Em quarto lugar, está o curso de CFO Bombeiro Militar do Maranhão, com 174,31 candidatos disputando uma vaga.

Matrícula

A Pró-Reitoria de Graduação da UEMA publicará Edital convocando os candidatos classificados no PAES 2018, exclusivos da UEMA, para matrícula, no semestre letivo correspondente, contendo informações referentes à documentação exigida e prazo para sua realização.

A matrícula para o candidato classificado no PAES 2018 só terá validade para o semestre letivo a elevinculado, assim como para o campus, curso e turno de sua opção.



Comentário

PUBLICIDADE


Mais lidas








PUBLICIDADE

Enquete

Qual o tipo de conteúdo que mais te atrai em nosso site?

2016 © Todos os Direitos Reservados