Meu nome é Rafaela, tenho 26 anos, sou mãe de gêmeos de 3 anos e de mais um bebê de dois anos.
Quero compartilhar o quanto a atividade física e os hábitos saudáveis mudaram a minha vida após a maternidade. Passei a adolescência toda “fingindo” ser fitness...ia à academia uma vez ao mês e comia muita besteira, refrigerante todos os dias, enfim, tudo em excesso. Vivia um efeito sanfona sem fim, e no final a frustração por não ter o resultado que eu queria.
Aos 23 anos engravidei de gêmeos, aumentei 24kg, tive diversos problemas durante a gestação, um puerpério difícil, com emoções extremas, e eu sabia que eu precisava encontrar algo para fazer por mim, para ter um momento só meu e não transformar a maternidade em algo sofrido.
Quando meus filhos estavam com três meses me matriculei na academia, no começo eu só queria um momento fora de casa, onde eu conseguisse respirar um pouco, afinal eram duas crianças que dependiam de mim 24h por dia, eu precisava realmente de algo onde a minha cabeça “descansasse”.
Nunca tive receio ou vergonha de pedir ajuda, e isso facilitou muito as coisas e o tempo para que eu começasse a me cuidar. Se eu tinha 30 minutos livre ao dia, eu ia para a academia e dava o melhor que eu podia nesse tempo. Obviamente, nem todos os dias eram fáceis e eu quis inúmeras vezes desistir.
Importante frisar que as mulheres, por natureza, já têm uma pressão para “voltar ao corpo” após a maternidade, e eu, claro, tive essa pressão. Então eu comecei uma cobrança excessiva e várias, várias vezes mesmo eu me frustrei.
Vou finalizar esse primeiro post ressaltando que: o mais importante e talvez o mais difícil seja começar. Se você é mãe ou não, o primeiro passo pode ser difícil, mas ele precisa ser dado. Comece! Devagar! Com o tempo que você tiver, e com o que você pode fazer.
A lagarta não precisa de um milagre para virar borboleta, ela precisa de um processo. Não fuja dos seus!