Domingo, 24 de Outubro de 2021
(99) 98535-1531
Coluna Artigo novo

Formando leitores - por Lidiane Lobão

Uma leitura diária pode ser responsável por contribuir de forma significativa na formação de um indivíduo mais crítico, observador, ampliando e diversificando a sua visão sobre o mundo.

24/08/2021 10h25 Atualizada há 2 meses
Por: Lidiane Lobão
O hábito de ler determina a formação de uma criança
O hábito de ler determina a formação de uma criança

Esse artigo se trata sobre a magia de ler, das descobertas que podem ser feitas através da leitura, e de todas as possibilidades de conhecer um mundo cheio de informações e conhecimento que vai despertar a sua imaginação.

Embora, seja preciso esclarecer, que no Brasil a leitura não é algo muito comum, justamente por que grande parte dos brasileiros não possui esse hábito. Geralmente se ler por obrigação, ou para se obter alguma informação. 

Mas ler, vai muito além disso. 

Uma leitura diária pode ser responsável por contribuir de forma significativa na formação de um indivíduo mais crítico, observador, ampliando e diversificando a sua visão sobre o mundo.

E mais, ler um livro te ajuda a expandir o seu vocabulário e melhora a sua escrita, te proporciona relaxamento, mesmo que momentânea. 

Melhora a sua capacidade de memória, ou seja, enquanto estamos lendo, estamos exercitando a nossa memória, porque precisamos está a par de tudo que vem sendo dito ao longo do texto, como você está fazendo agora, nesse exato momento enquanto ler esse artigo.

Mas o hábito de ler também é determinante para a formação de uma criança. Para que ela se torne um adulto crítico e reflexivo.

A Literatura proporciona mais segurança na fase da alfabetização, e é papel fundamental tanto dos pais quanto da escola e professores criar oportunidades para que a criança se descubra um leitor apaixonado por esse universo mágico.

Lidiane Lobão - Coroataense autora de 2 livros

“Escrever sempre foi minha paixão. E ao contrário do que muitos pensam, o mercado literário é muito competitivo, mas acredito que quanto mais difícil conquistar o que você sonha, mas doce e duradoura é a vitória, principalmente se você entregar tudo nas mãos de Deus”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Formando Leitores
Sobre Formando Leitores
Me chamo Lidiane Lobão, tenho 36 anos, sou escritora, tenhos dois livros publicados no gênero ficção científica. Sou estudante de Letras/ Português e membra da Academia de letras em Coroatá (ALAC). Venho aqui compartilhar nesta coluna minhas experiências literárias, informando sobre o mundo fantástico da literatura brasileira, e ajudando a incentivar nossas crianças e jovens a mergulhar nesse universo maravilhoso dos livros.