Domingo, 24 de Outubro de 2021
(99) 98535-1531
Coluna Negócio On-line

Liberdade de expressão na era digital: o anonimato digital e o abuso deste direito

A era digital mudou a vida social de muitas maneiras. Um deles envolve o anonimato digital e sua relação com a liberdade de expressão.

30/08/2021 09h38 Atualizada há 2 meses
Por: Francinaldo Lima
Liberdade de expressão na era digital: o anonimato digital e o abuso deste direito

A era digital mudou a vida social de muitas maneiras. Um deles envolve o anonimato digital e sua relação com a liberdade de expressão. Nesse sentido, é importante entender como expressar opiniões significa abuso desse direito. Além disso, deve ser discutido o que a postagem de conteúdo ofensivo pode trazer e como prevenir ou coibir tal comportamento.

Para melhor compreender esta questão, é necessário combiná-la com o aparente abuso deste direito. Quando uma pessoa expressa seus pontos de vista com insultos, intolerância ou racismo e mensagens ofensivas, isso ilustra bem esse ponto. Por exemplo, em publicações envolvendo política, alguns usuários de redes sociais se comportaram de forma agressiva e zombaram daqueles que pensavam o contrário.

Ainda sobre esse assunto, é importante notar que os crimes mais comuns na Internet há muito foram previstos como crimes antes que a World Wide Web ou os computadores fossem colocados online. O fato de esses crimes terem sido cometidos digitalmente é apenas mais um caso. Quanto à violação da dignidade de alguém, pode-se comprovar que ocorreu por meio de insultos, maldições, humilhações, etc ... e da utilização de fatores relacionados à raça, cor, etnia, religião, procedência ou condição de idoso ou operadora de deficiência.

A partir das considerações feitas, é necessário prevenir ou pelo menos evitar esse comportamento. Uma atitude envolve a implantação do Marco Civil da internet com o objetivo de ter mais penalidades e desenvolver estratégias para identificar abusos de liberdade de expressão. Outra operação está relacionada ao próprio usuário, e o usuário pode denunciar postagens que possam ser abusivas e ofensivas.

E aí, curtiu o tema? Então deixe um comentário. E lembre-se de compartilhar esse conteúdo com quem curte administração e negócios digitais.

Sobre o Francinaldo Lima

Formado em Bacharel em Administração Pública pela (UEMA). Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela (UNINTER). Possui algumas certificações pela Enap - Escola Nacional de Administração Pública. Atualmente está exercendo a função de Chefe de TI da Prefeitura de Coroatá.

Redes sociais:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Administração e Negócios
Sobre Administração e Negócios
Uma coluna escrita pelo Francinaldo Lima – Sobre conhecimento em Administração e Negócios Digitais.