Sexta, 24 de Setembro de 2021
(99) 98535-1531
Internet Evoluiu!

A evolução do marketplace desde sua criação

Através da internet é possível encontrar diversos produtos que não são encontrados em lojas físicas. Isso acontece porque usando a internet nós conseguimos encontrar produtos em diversos lugares ao redor do mundo.

31/08/2021 14h18
Por: Redação Fonte: Experta Media
Imagem: Pexels
Imagem: Pexels

Já são 27 anos desde que uma das maiores inovações do mercado digital foi desenvolvida. Os marketplaces chegaram para revolucionar a forma de negociar através da internet, mas ainda hoje muitas pessoas não sabem o que é marketplace e como eles funcionam.

Hoje em dia as pessoas realizam boa parte de suas atividades diárias através da internet. Essa ferramenta de comunicação dá às pessoas a condição de realizarem diversas atividades em pouco tempo e sem precisar se esforçar.

Uma das atividades que as pessoas costumam realizar através da internet são as compras. Comprar através da internet tem se mostrado muito vantajoso, e não apenas por conta do valor dos produtos que são oferecidos neste ambiente, mas também por conta da variedade.

Através da internet é possível encontrar diversos produtos que não são encontrados em lojas físicas. Isso acontece porque usando a internet nós conseguimos encontrar produtos em diversos lugares ao redor do mundo.

Vamos tentar compreender como funciona uma das principais plataformas de comércio virtual da atualidade e como esse sistema começou.

O que é marketplace?

Se você ainda não sabe o que é marketplace é provável que não esteja conseguindo associar a palavra, a um exemplo de plataforma, mas através da definição isso vai ficar bem mais fácil.

Marketplace é toda plataforma de vendas desenvolvida para agrupar um conjunto de vendedores diferentes e independentes. Essas plataformas são como verdadeiros shoppings virtuais.

O marketplace surgiu como uma evolução das tradicionais lojas virtuais, que ainda são utilizadas hoje. Esse tipo de plataforma oferece aos usuários uma variedade incomparável de produtos, com preços acessíveis.

É por essa razão que essas plataformas são tão utilizadas pelos consumidores hoje em dia, e tendem a crescer cada vez mais.

Como os marketplaces funcionam?

Os marketplaces funcionam como vitrines e mediadores de pagamento. Eles permitem que diversos vendedores independentes ofereçam os seus produtos através da plataforma do marketplace.

Esses vendedores podem estabelecer por conta própria as condições de entrega, pagamento e valor do produto. Entretanto, esses vendedores precisam respeitar as regras da plataforma para continuar vendendo.

Por agrupar diversos vendedores em uma única plataforma, os marketplaces geralmente contém um tráfego de usuários maior do que as lojas virtuais e outros sites, sendo responsáveis por boa parte das vendas que são realizadas na internet.

Como começaram os marketplaces?

Esse formato de negócio virtual começou em meados da década de 90. De acordo com muitos observadores e especialistas no mercado virtual, a primeira plataforma a utilizar o formato de trabalho de marketplace foi a Amazon, uma das principais plataformas da atualidade.

Muitos consideram essa a maior plataforma de todos os tempos, entretanto, a Amazon não é a única plataforma que existe. Atualmente você encontra diversas plataformas de marketplace com formatos diferentes.

Essas plataformas começaram bem tímidas durante a década de 90, mas à medida que a internet foi se popularizando essas plataformas começaram a ganhar destaque, de forma que hoje são muito importantes para as vendas na internet.

Quais os tipos de marketplace?

Atualmente existem ao menos três tipos de marketplace, sendo classificados de acordo com o tipo de serviço oferecido na plataforma. Os três tipos de marketplace são:

  • C2C
  • B2B
  • B2C

No formato C2C, ou Consumer to Consumer, os consumidores oferecem seus produtos para outros consumidores. Geralmente essas plataformas trabalham com produtos usados, onde pessoas físicas vendem para outras, em uma espécie de bazar online.

O formato B2B é o contrário. Nesses casos, as empresas oferecem seus produtos para outras empresas. Essas plataformas geralmente exigem que os usuários sejam pessoas jurídicas e apresentem um CNPJ para negociar.

O formato B2C ou Business to Consumer é o formato onde as empresas oferecem seus produtos para os consumidores. Esse formato geralmente é um dos mais populares da atualidade.

Quais as principais mudanças?

As principais mudanças dentro dos marketplaces estão relacionadas às tecnologias aplicadas nessas plataformas e também ao formato de negócio.

Quando os marketplaces surgiram, era muito comum que eles utilizassem apenas o formato B2C e C2C. Entretanto, atualmente é muito comum encontrar plataformas com formato de negócio misto.

No que diz respeito a tecnologia, as maiores mudanças estão relacionadas ao uso de formatos de pagamento mais práticos. Além de ferramentas de segurança mais eficientes para os usuários.

Vantagens dos marketplaces

Agora você já sabe o que é marketplace e como essas plataformas surgiram, mas ainda precisa conhecer algumas das vantagens que tornam essas plataformas tão atraentes e populares, como:

  • Praticidade;
  • Excelente custo benefício;
  • Segurança;
  • Variedade.

Por conta da grande quantidade de usuários e de vendedores essas plataformas são muito úteis para encontrar produtos difíceis de encontrar em outros ambientes, e também contam com um preço mais acessível do que outras plataformas virtuais.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender o que é marketplace e quais foram as principais mudanças que esse formato de negócio digital sofreu desde a sua criação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.