Sexta, 24 de Setembro de 2021
(99) 98535-1531
Coluna Artigo novo

Leitura na escola - por Lidiane Lobão

É importante ressaltar o quanto a leitura promove a reflexão e favorece um raciocínio claro. O aluno adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento.

02/09/2021 16h55 Atualizada há 3 semanas
Por: Lidiane Lobão
Escritora Lidiane Lobão com alunos da Escola Seven
Escritora Lidiane Lobão com alunos da Escola Seven

Ainda me lembro do primeiro livro.  A professora entrou na sala e pediu pra que lêssemos “a mulher que matou os peixes, de Clarisse Lispector”, esse foi o primeiro contato com o livro. Depois disso me tornei uma devoradora, aquela que pra todo lugar que vai carrega um livro na bolsa, mesmo que não tenha tempo para ler; aquela cujo coração acelera só em ver livros em fileiras perfeitas e pensar na possibilidade quase infinita de ler todos eles. 

É bem assim que um leitor voraz se sente. 

Mesmo os que lutam contra o estresse, o tempo e as decisões sobre o que ler.

Na oportunidade, estive na Escola Seven, onde projetos de leituras são determinantes para o aprendizado dos alunos, e me vir diante de mentes capazes de elaborar perguntas e encontrar respostas na moral de uma história. 

O livro pode e deve está ao alcance de todas as mãos. 

Da mão da criança e daquele que experimenta alguma angústia, alguma solidão. Das mãos dos alunos, dos professores, e de todos aqueles que querem aprender e ensinar.

É importante ressaltar o quanto a leitura promove a reflexão e favorece um raciocínio claro. O aluno adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento. 

Crianças e jovens que são estimulados à leitura ampliam sua capacidade de contemplar o mundo. Além disso, elas desenvolvem o senso crítico para compreender o contexto no qual estarão inseridos ao longo de sua vida. 

Por isso aqui deixo meus parabéns a todos os professores da rede pública e privada de Coroatá, que não só seguem um plano de aula, mais dão tudo de se para incentivar seus alunos sobre a importância da leitura, não somente em sala de aula, mas no decorrer da vida privada e acadêmica de nossos jovens.

Lidiane Lobão - Coroataense autora de 2 livros

“Escrever sempre foi minha paixão. E ao contrário do que muitos pensam, o mercado literário é muito competitivo, mas acredito que quanto mais difícil conquistar o que você sonha, mas doce e duradoura é a vitória, principalmente se você entregar tudo nas mãos de Deus”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Formando Leitores
Sobre Formando Leitores
Me chamo Lidiane Lobão, tenho 36 anos, sou escritora, tenhos dois livros publicados no gênero ficção científica. Sou estudante de Letras/ Português e membra da Academia de letras em Coroatá (ALAC). Venho aqui compartilhar nesta coluna minhas experiências literárias, informando sobre o mundo fantástico da literatura brasileira, e ajudando a incentivar nossas crianças e jovens a mergulhar nesse universo maravilhoso dos livros.