Sexta, 24 de Setembro de 2021
(99) 98535-1531
Coluna Administração

A ética entre o comportamento positivo e a corrupção

Valores éticos são princípios dos quais não se abre mão.

13/09/2021 15h10
Por: Francinaldo Lima
A ética entre o comportamento positivo e a corrupção

A palavra ética vem do grego “ethos”, que significa caráter. Se por um lado a honestidade, transparência e integridade ditam o comportamento positivo no trabalho; por outro lado, há aqueles que acedem à corrupção, à oportunidade de obter dinheiro ou benefício ilícito. Essas atitudes consumadas impactam diretamente na sociedade e corrompem todo o sistema corporativo. Em vista disso, valores e condutas éticas são inegociáveis na vida profissional, mesmo conflitando com interesses próprios.

A conduta ética independe das culturas cujos costumes são diferenciados, ou seja, a honestidade e integridade são virtudes desejadas em qualquer exercício profissional, independente da área de atuação. A ética dos profissionais de uma empresa poderá levá-los, por exemplo, a dizer não para um cliente, sempre que for necessário dizer não, mesmo que isso venha desagradá-lo, ou até mesmo fazer a organização perder tal cliente.

Todavia, no Brasil condutas antiéticas são notórias, como a corrupção. Essa tem como raiz sua história e sua cultura. No período colonial lusitanos dominavam, manipulam e exploravam para concretizarem os objetivos. Hoje, por exemplo, se um agente público aceita um suborno, então comete uma agressão contra o Estado, e terá todos os outros agentes da mesma área o desprezo da coletividade.

Consequentemente, o cidadão sustentará com altos impostos a construção de fortunas dos agentes políticos. Nas empresas, trazem prejuízos econômicos, emocionais e à carreira dos envolvidos.

Assim, valores éticos são princípios dos quais não se abre mão. Quem os possui, respeita interesses alheios e não somente o que lhe convém; por fim, torna-se agente de uma profunda mudança cultural, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, mesmo que suas atitudes ocorram, inicialmente, nas suas ocupações.

E aí, curtiu o tema? Então deixe um comentário. Contribua para o desenvolvimento de nossa cidade. E lembre-se de compartilhar esse conteúdo com quem curte administração e negócios digitais.

Sobre o Francinaldo Lima

Formado em Bacharel em Administração Pública pela (UEMA). Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela (UNINTER). Possui algumas certificações pela Enap - Escola Nacional de Administração Pública. Atualmente está exercendo a função de Chefe de TI da Prefeitura de Coroatá.

Redes sociais:

Facebook: @ofrancinaldolima

Instagram: @ofrancinaldolima

Curso GRÁTIS: Como Ser Afiliado e Ganhar Dinheiro na Internet
Curso GRÁTIS: Como Ser Afiliado e Ganhar Dinheiro na Internet

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Administração e Negócios
Sobre Administração e Negócios
Uma coluna escrita pelo Francinaldo Lima – Sobre conhecimento em Administração e Negócios Digitais.