Domingo, 24 de Outubro de 2021
(99) 98535-1531
Coluna Confira as dicas

Como a leitura é capaz de ajudar no tratamento da ansiedade, estresse e depressão

A leitura pode salvar vida. Mas lembre-se que depressão é algo sério. Não se isole, procure ajuda profissional e não deixe que nada roube a sua alegria.

18/09/2021 15h14 Atualizada há 1 mês
Por: Lidiane Lobão
Ler pode salvar uma vida (foto: reprodução)
Ler pode salvar uma vida (foto: reprodução)

Para começar esse artigo, confesso que sofri com a ansiedade e a depressão por dois anos. Com certeza os piores anos da minha vida. Gerado de um trauma eu estive no abismo desse tormento angustiante. Vivia numa prisão constante de sentimentos, como medo, nervosismo e paralisia. Isso tudo me levava a ter péssima concentração, fadiga, tristeza. Eu já não era a mesma, estava sempre desanimada, cabisbaixa, isolada. 

Se você já passou por isso, sabe exatamente do que estou falando, e como isso afeta sua vida, seu trabalho, sua carreira. 

Escritora Lidiane Lobão

Por isso, espero que não seja difícil entender o potencial terapêutico que a leitura oferece.  Sempre quando abrimos um livro, acabamos por mergulhar toda a nossa atenção para a história que esta sendo contada. A mente começa a imaginar cenários e personagens, e sentindo emoções diversas desencadeadas pelo enredo. Se distribuída ao longo do dia, a leitura se torna uma pausa saudável e prazerosa na rotina, diminuindo os níveis do hormônio do estresse e a ansiedade, e é por isso que é tão recomendada pelos psicólogos.

“A depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  Ainda segundo a OMS, o número de pessoas com transtornos de ansiedade era de 264 milhões em 2015, com um aumento de 14,9% em relação a 2005. A prevalência na população é de 3,6%. É importante observar que muitas pessoas têm tanto depressão quanto transtornos de ansiedade.” Índice que teve aumento significativo em 2020 por conta da pandemia, por causa da incerteza e o medo pelas mudanças que toda a humanidade tem passado em decorrência do vírus.

O poder da leitura

Chega a ser absurdo o número de pessoas que vive essa prisão, principalmente nossos jovens, e até mesmo crianças.

Como vencer isso?

Como combater esse mal, se às vezes nos encontramos sem forças, fracos e desmotivados? 

No meu caso, recebi muita ajuda, amigos e familiares foram compreensivos e atenciosos, tive apoio. Mas sempre existem pessoas que não vão te dá á mão pra te ajudar a levantar. Mas não desanime. 

Acredite. Você pode ser mais forte do que imagina.

Então vamos ao ponto. Como a leitura de bons livros me ajudaram a superar esse mal, e muitas outras pessoas que passam pelo mesmo transtorno?

A leitura é um dos exercícios mais completos que existem para a nossa mente. Isso porque ela é capaz de estimular diversas áreas do nosso cérebro. A área da nossa imaginação é fortemente estimulada, já que ao lermos um capítulo, nossa mente automaticamente busca visualizar paisagens, cenários, rostos, e etc.

  • Primeiro procure tirar um tempo do seu dia, meia hora ou menos, para abrir um livro.
  • Sempre procure livros com conteúdos que lhe agradam, que lhe ajudem a se conectar e a romper os pensamentos da angústia e da tristeza. 
  • A leitura diária tem a capacidade de nos fazer relaxar.
  • Leia sempre que tiver um tempo disponível.
  • Não se limite, pesquise autores, livros que falem sobre o assunto. Você verá que muitas das vezes depende só de você.
  • Leia ao ar livre. 
  • Sorria, mesmo não achando que tenha motivos. Você tem! 

Contudo, lembre-se que depressão é algo sério. Não se isole, procure ajuda. Procure ajuda profissional e não deixe que nada roube a sua alegria.

Pesquise, leia, foque em seus sonhos, objetivos, propósitos, e desvie seus pensamentos para que a depressão não tenha vez na sua vida. Não é fácil, mas não é impossível. 

Acredite. Você pode ser mais forte do que imagina 

Como dica, deixo indicações de livros que me ajudaram, mas reforço que a ajuda profissional como um psicólogo é de essencial importância para um tratamento eficaz.

  • Bíblia sagrada (Deus é especialista em tratar pessoas angustiadas)
  • Nunca desista de seus sonhos (Augusto Cury)
  • Minha alma anseia por Deus (Sheila Walsh)
  • Ansiedade, como enfrentar o mal do século (Augusto Cury)
  • O fim da ansiedade (Max Lucado)
  • Cura para os traumas emocionais (David A. Seamands)

Lidiane Lobão

Intagram: @lidianelobao

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Formando Leitores
Sobre Formando Leitores
Me chamo Lidiane Lobão, tenho 36 anos, sou escritora, tenhos dois livros publicados no gênero ficção científica. Sou estudante de Letras/ Português e membra da Academia de letras em Coroatá (ALAC). Venho aqui compartilhar nesta coluna minhas experiências literárias, informando sobre o mundo fantástico da literatura brasileira, e ajudando a incentivar nossas crianças e jovens a mergulhar nesse universo maravilhoso dos livros.