Domingo, 24 de Outubro de 2021
(99) 98535-1531
Coluna Administração

A educação na era digital

Hoje eu descrevo sobre a tecnologia na educação.

20/09/2021 15h22 Atualizada há 1 mês
Por: Francinaldo Lima
Francinaldo Lima (foto: reprodução)
Francinaldo Lima (foto: reprodução)

A democratização da internet e a evolução das tecnologias digitais ocasionaram mudanças significativas na sociedade. Atualmente, pode-se falar de uma nova era da educação na qual a tecnologia é uma das principais protagonistas. Nesse sentido, é evidente que a evolução do conhecimento tem ocasionado alterações significativas na forma como a educação é encarada nas instituições. Por isso, torna-se necessário discutir alguns aspectos acerca dessa realidade.

A respeito dessa temática, é primordial entender que muitas ferramentas tecnológicas potencializam e facilitam o ensino-aprendizado, como é o caso de correios eletrônicos, bibliotecas on-line, aulas a distância, transferências de arquivos, tutoriais, fóruns de discussão e conferências em vídeo. No entanto, é preciso esclarecer que mais acesso à internet não necessariamente significa melhor aprendizado, visto que há demandas específicas para cada contexto e cada indivíduo, e que nem todos têm acesso aos inúmeros recursos existentes.

Além disso, como em qualquer outro processo de inovação existem desafios para se colocar em prática a integração entre tecnologia e educação. Dessa forma, destacam-se engajamento dos alunos (conscientizar os alunos em relação ao uso e engaja-los com metodologias que tragam a tecnologia como suporte); adaptação dos professores (é preciso haver ações de treinamento e atualização para que ocorra a adaptação ao novo contexto); e atualização constantes (plataformas e métodos usados há poucos anos já são descartados, o que gera custos para a gestão).

A partir das considerações feitas, é coerente pensar que as novas tecnologias na educação são uma importante ferramenta para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Se aplicada de modo responsável e criativo, a tecnologia pode apresentar diferentes benefícios, como tornar as aulas mais atrativas, melhorar a produtividade, contribuir para o aproveitamento escolar extraclasse. Portanto, realmente a união entre a tecnologia e educação permite uma gestão educacional mais eficiente e um ensino mais dinâmico e contextualizado ao mundo atual.

E aí, curtiu o tema? Então deixe um comentário. Contribua para o desenvolvimento de nossa cidade. E lembre-se de compartilhar esse conteúdo com quem curte administração e negócios digitais.

Sobre o Francinaldo Lima

Formado em Bacharel em Administração Pública pela (UEMA). Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela (UNINTER). Possui algumas certificações pela Enap - Escola Nacional de Administração Pública. Atualmente está exercendo a função de Chefe de TI da Prefeitura de Coroatá.

Redes sociais:

Facebook: @ofrancinaldolima

Instagram: @ofrancinaldolima

Curso GRÁTIS: Como Ser Afiliado e Ganhar Dinheiro na Internet

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Administração e Negócios
Sobre Administração e Negócios
Uma coluna escrita pelo Francinaldo Lima – Sobre conhecimento em Administração e Negócios Digitais.