Domingo, 24 de Outubro de 2021
(99) 98535-1531
Maranhão Raiva Humana

Confirmado caso de raiva humana na zona rural de Chapadinha (MA)

O registro foi confirmado laboratorialmente em uma criança de dois anos que sofreu agressão de um animal silvestre.

13/10/2021 00h28
Por: Redação Fonte: Governo do Maranhão / via Agora Timbiras
Foto: Reprodução/Rede Social
Foto: Reprodução/Rede Social

O Governo do Estado montou uma força tarefa para fazer o controle da raiva no município de Chapadinha, após o registro, confirmado laboratorialmente, de caso em uma criança de dois anos que sofreu agressão de um animal silvestre, no povoado de Santa Rita, segundo Relatório Preliminar de Testagem, Monitoramento e Investigação do caso do Centro de Informação Estratégico de Vigilância em Saúde do Estado do Maranhão (CIEVS/MA).

Fazem parte da força tarefa as equipes técnicas da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para que atuem dentro de suas competências no controle e prevenção da raiva.

A AGED/MA desenvolve ações de controle da raiva dos herbívoros como bovídeos (bois e búfalos), equídeos (cavalos, mulas e asnos), caprinos e ovinos e a SES atua na prevenção da raiva humana.

Na manhã do última sexta-feira (8), uma equipe da AGED/MA participou de reunião com representantes da SES para definir as estratégias de atuação. À tarde, os fiscais da AGED/MA se deslocaram ao povoado Santa Rita para fazer a rastreabilidade, a investigação epidemiológica e a busca ativa de casos suspeitos de doença nervosa em animais. O caso foi confirmado, no dia 6 de outubro, pelo Instituto Pasteur e é o primeiro registrado no Maranhão nos últimos oito anos.

A raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos, caracterizada por uma encefalomielite viral e 100% letal, a partir do aparecimento dos sintomas. É considerada uma doença importante pelas grandes perdas econômicas causadas pela morte de animais e seres humanos. Esta doença possui ciclos relacionados à saúde única, que envolve seres humanos, os animais e o meio ambiente. A doença possui quatro ciclos que são o urbano, rural, silvestre e aéreo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.