Terça, 07 de Dezembro de 2021
(99) 98535-1531
Coluna Administração

Proatividade e Eficiência na Administração Pública

Na redação de hoje, busquei descrever algo relacionado ao tema e não poderia trazer como exemplo o meu amigo mais do que especial Francisco Carvalho Brandão mais conhecido como (Godô Brandão).

09/11/2021 12h22
Por: Francinaldo Lima
Godô Brandão
Godô Brandão

Nas últimas duas décadas, a administração pública brasileira passou por grandes mudanças. É claro que, para tornar nossos serviços públicos compatíveis com nossa alta carga tributária, ainda temos muito trabalho a fazer. A este respeito, existem muitos exemplos negativos e não há necessidade de dizer mais. Porém, um fato positivo não pode se esconder sob esse defeito histórico: uma nova forma de gestão pública avança cada vez mais em nossa realidade e se consolida.

Na linha do tempo, essa mudança começou em meados da década de 1990 com a criação do Ministério da Administração e Reforma do Estado. O culminar é um fato pouco lembrado e desconhecido pela maioria dos brasileiros: a inclusão na constituição federal do princípio da eficiência entre os princípios constitucionais da administração pública. Em outras palavras, não tem sido suficiente, desde então, um órgão público obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade: ele e seus funcionários também devem ser EFICAZES. Não é suficiente fazer certo: você tem que fazer certo.

Desde então, os planos plurianuais têm buscado consolidar a importância de imperativos como inovação, estratégia e gestão no campo do governo em todos os seus casos. Hoje, não é mais um palavrão falar sobre marketing e serviços, desenvolvimento de liderança, qualidade geral, plano de trabalho e remuneração e desempenho gratificante na esfera pública. Essa realidade, em minha opinião, contribui para a concepção de uma abordagem proativa para o ganho de terreno fértil na arena estadual.

Na redação de hoje, busquei descrever algo relacionado ao tema e não poderia trazer como exemplo o meu amigo mais do que especial Francisco Carvalho Brandão mais conhecido como (Godô Brandão), eleito como vereador em dois mandatos nos anos de 1989 a 1992 e 2005 a 2008 e atualmente está como Secretário Municipal de Governo, conheça as atribuições.

O que me chama atenção é sua característica, é a proatividade em resolver as situações corriqueiras do dia a dia do nosso trabalho com eficiência e que ele faz questão de citar em documentos circulares o provérbio abaixo:

"Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo". 

Provérbios 3:27

É com muita admiração e respeito que dedico esta publicação a você meu amigo. Que Deus possa te dá uma vida longa e parabéns pelo seu aniversário, sei que são anos dedicados a vida pública e você sempre estará fazendo parte da história da nossa cidade.

E aí, curtiu o tema? Então deixe um comentário. Contribua para o desenvolvimento de nossa cidade. E lembre-se de compartilhar esse conteúdo com quem curte administração pública.

Sobre o Francinaldo Lima

Formado em Bacharel em Administração Pública pela (UEMA). Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela (UNINTER). Possui algumas certificações pela Enap - Escola Nacional de Administração Pública. Atualmente está exercendo a função de Chefe de TI da Prefeitura de Coroatá.

 

Redes sociais:

Facebook:  @ofrancinaldolima

Instagram: @ofrancinaldolima

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Administração e Negócios
Sobre Administração e Negócios
Uma coluna escrita pelo Francinaldo Lima – Sobre conhecimento em Administração e Negócios Digitais.