É do saber de todos os desafios que um educador passa para ter sucesso em suas tarefas como letramento. Mas a leitura pode torna-se mais que uma obrigação, ela pode ser extremamente prazerosa para uma criança. Mesmo aqueles que ainda não sabem ler.
Neste artigo você aprenderá como estimular a leitura na criança e como organizar o lugar ideal para esse processo.
Sabemos que toda criança é bem curiosa a respeito de tudo. Devemos aproveitar essa energia que cada pequenino tem para induzi-los ao universo da literatura e atiçar a sua imaginação.
“uma vez meu sobrinho Pedro de cinco anos disse pra mim”
— Tia eu sonhei um sonho. Um jacaré me perseguia, e eu corria com medo dele, depois eu me escondia e encontrava uma cobra amarela com pintinhas.
Ele contou mais coisas que não lembro direito.
Depois, ele disse que desenharia o sonho para mim. E ele desenhou.
Era um desenho muito louco na verdade, um verdadeiro emaranhado de cores e formas que fazia muito sentido na cabeça dele. Mas era a forma que ele encontrou de me fazer entender o que se passou no sonho. Achei aquilo tudo superengraçado e interessante. A forma como ele conseguiu colocar tudo no papel, a criatividade de recriar algo que ele sonhou por alguns segundos. Sua capacidade de memória.
Ás vezes ele pega um livro qualquer e pedi pra ler pra ele. Faço isso de um jeito que prende a atenção dele, imitando vozes e fazendo sons engraçados para ele não perder o interesse pela história.
Por fim. Tudo isso que estou contando aqui neste artigo, é para incentivar você, pai e mãe, tio e tia, a não depender somente da escola para que seu filho tenha um contato especial com os livros.
Invista em livros infantis, com gravuras, e conteúdos que o ajudem a despertar a imaginação, e separe um espaço, um cantinho de leitura para seu pequeno.
Com a correria do dia a dia, muitas das vezes deixamos a desejar a nossa atenção para com eles. Acredito que as crianças percebem quando não estão recebendo a atenção que esperam, principalmente quando querem contar algo empolgante para eles.
Precisamos ficar atentos a isso!
Então vamos lá.
— Sempre preste atenção no que eles falam, mesmo que você não entenda nada, mas tente dá o máximo de atenção que puder.
— Crie um espaço em sua casa, para que a criança se sinta confortável para folhear livros, fazer desenhos, e ate mesmo as atividades escolares. Algo com cores e livros variados, para que ele tenha opção de escolher seus favoritos.
— Escolha temas de acordo com a idade de seu pequeno.
— Invista em livros, vale muito a pena.
— Faça as vozes dos personagens de acordo com a sua imaginação, seja criativo.
— Divirtam-se.
Minha sobrinha Julia, é uma devoradora de livros. Só tem cinco anos e já consegue contar toda história que ler. Puxou a tia rsrsrsrs.
Acredito que ela se tornará uma leitora voraz, com uma inteligência incomum.
Já foi comprovado que quanto mais cedo á criança começa a ler, melhor é por seu desenvolvimento intelectual, linguístico e social.
Isso porque a boa literatura infantil desperta a criatividade, enriquece o vocabulário e ainda promove o diálogo entre o adulto e a criança.
E aí, você também tem um pequeno em casa, que adora abri um livro e admirar as gravuras?
Curta a página, e comente.
Nos acompanhe para mais novidades sobre literatura.
Lidiane Lobão
Intagram: @lidianelobao