Terça, 07 de Dezembro de 2021
(99) 98535-1531
Coluna Novo artigo

Leia para uma criança - por Lidiane Lobão

Estimular a leitura é um dos principais papéis da escola no contexto social.

11/11/2021 13h07
Por: Lidiane Lobão

É do saber de todos os desafios que um educador passa para ter sucesso em suas tarefas como letramento. Mas a leitura pode torna-se mais que uma obrigação, ela pode ser extremamente prazerosa para uma criança. Mesmo aqueles que ainda não sabem ler. 

Neste artigo você aprenderá como estimular a leitura na criança e como organizar o lugar ideal para esse processo.

Sabemos que toda criança é bem curiosa a respeito de tudo. Devemos aproveitar essa energia que cada pequenino tem para induzi-los ao universo da literatura e atiçar a sua imaginação.

“uma vez meu sobrinho Pedro de cinco anos disse pra mim”

 — Tia eu sonhei um sonho. Um jacaré me perseguia, e eu corria com medo dele, depois eu me escondia e encontrava uma cobra amarela com pintinhas.

 Ele contou mais coisas que não lembro direito. 

Depois, ele disse que desenharia o sonho para mim. E ele desenhou. 

Era um desenho muito louco na verdade, um verdadeiro  emaranhado de cores e formas que fazia muito sentido na cabeça dele.  Mas era a forma que ele encontrou de me fazer entender o que se passou no sonho. Achei aquilo tudo superengraçado e interessante. A forma como ele conseguiu colocar tudo no papel, a criatividade de recriar algo que ele sonhou por alguns segundos. Sua capacidade de memória. 

Ás vezes ele pega um livro qualquer e pedi pra ler pra ele. Faço isso de um jeito que prende a atenção dele, imitando vozes e fazendo sons engraçados para ele não perder o interesse pela história. 

Por fim. Tudo isso que estou contando aqui neste artigo, é para incentivar você, pai e mãe, tio e tia, a não depender somente da escola para que seu filho tenha um contato especial com os livros. 

Invista em livros infantis, com gravuras, e conteúdos que o ajudem a despertar a imaginação, e separe um espaço, um cantinho de leitura para seu pequeno.

Com a correria do dia a dia, muitas das vezes deixamos a desejar a nossa atenção para com eles. Acredito que as crianças percebem quando não estão recebendo a atenção que esperam, principalmente quando querem contar algo empolgante para eles. 

Precisamos ficar atentos a isso!

Então vamos lá.

— Sempre preste atenção no que eles falam, mesmo que você não entenda nada, mas tente dá o máximo de atenção que puder.

— Crie um espaço em sua casa, para que a criança se sinta confortável para folhear livros, fazer desenhos, e ate mesmo as atividades escolares. Algo com cores e livros variados, para que ele tenha opção de escolher seus favoritos.

— Escolha temas de acordo com a idade de seu pequeno.

— Invista em livros, vale muito a pena.

 — Faça as vozes dos personagens de acordo com a sua imaginação, seja criativo.

— Divirtam-se.

Minha sobrinha Julia, é uma devoradora de livros. Só tem cinco anos e já consegue contar toda história que ler. Puxou a tia rsrsrsrs. 

Acredito que ela se tornará uma leitora voraz, com uma inteligência incomum. 

Já foi comprovado que quanto mais cedo á criança começa a ler, melhor é por seu desenvolvimento intelectual, linguístico e social.

Isso porque a boa literatura infantil desperta a criatividade, enriquece o vocabulário e ainda promove o diálogo entre o adulto e a criança.

E aí, você também tem um pequeno em casa, que adora abri um livro e admirar as gravuras?

Curta a página, e comente. 

Nos acompanhe para mais novidades sobre literatura.

Lidiane Lobão

Intagram: @lidianelobao

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Formando Leitores
Sobre Formando Leitores
Me chamo Lidiane Lobão, tenho 36 anos, sou escritora, tenhos dois livros publicados no gênero ficção científica. Sou estudante de Letras/ Português e membra da Academia de letras em Coroatá (ALAC). Venho aqui compartilhar nesta coluna minhas experiências literárias, informando sobre o mundo fantástico da literatura brasileira, e ajudando a incentivar nossas crianças e jovens a mergulhar nesse universo maravilhoso dos livros.