Publicidade

Mês da consciência negra: grandes escritores negros

Este artigo em especial pretende evidenciar o talento de alguns grandes escritores negros, e cuja obra também tiveram relevância social.

Lidiane Lobão
Por: Lidiane Lobão
24/11/2021 às 13h59 Atualizada em 24/11/2021 às 14h39
Mês da consciência negra: grandes escritores negros
Foto reprodução

Pra celebrar o mês da consciência negra, nada melhor do que preparar uma seleção de escritores negros e seus livros. 

Continua após a publicidade

Este artigo em especial pretende evidenciar o talento de alguns grandes escritores negros, e cuja obra também tiveram relevância social.

Então vamos Lá!

Machado de Assis

Quem nunca ouviu falar desse escritor não é?

Continua após a publicidade

Se não agora, em algum momento durante seu percurso escolar.

Pra começar, você sabia que o escritor Machado de Assis foi negro?

Estudos recentes apontam para essa mais clara evidência sobre a imagem do autor após anos de polêmica sobre o assunto. Por muitos anos, o escritor foi retratado como branco, tendo sua cor de pele alterada em registros e ilustrações.

Continua após a publicidade

Atualmente, há um movimento para retratar a negritude do escritor.

O mesmo é considerado, por muitos, o maior nome da literatura brasileira em prosa. Escreveu para jornais, além de peças de teatro, romances, contos, crônicas e poesia. Foi o fundador da Academia Brasileira de Letras, existente até hoje.

Entre as maiores obras de Machado estão “Dom Casmurro”, particularmente o meu favorito.

Traiu ou não traiu?

Só lendo Dom Casmurro pra entender essa pergunta?

Carolina de Jesus

Conheci essa escritora através de clubes literários e grupos sobre autores e livros. Hoje tem se tornado para mim um exemplo de coragem e persistência como escritora negra.

A vida da escritora não foi nada fácil, Catadora de papel e moradora da favela do Canindé, em São Paulo, Carolina escreveu sobre suas vivências. A vida de catadora, as pessoas que moraram na favela, a fome, tristezas e, principalmente, a pobreza. 

Seu sonho e maior objetivo era ser publicada. E ela conseguiu. Seu livro “Quarto de despejo” foi e continua sendo um verdadeiro sucesso literário. 

“Eu vivo para o meu ideal”. Essa frase é da escritora Carolina Maria de Jesus e encaixa-se perfeitamente para descrevê-la. 

Maria Firmina dos Reis

Escritora, professora e ativista da educação, Maria Firmina dos Reis nasceu em 1822 em São Luís, no Maranhão.

A principal obra da escritora é Úrsula, considerado o primeiro romance abolicionista publicado em língua portuguesa por uma mulher. 

Na época da publicação, a obra foi assinada sob o pseudônimo de “Uma Maranhense”.

Ainda não li nada da escritora, mas o livro Úrsula esta na minha lista.

Conceição Evaristo

Uma das mais importantes vozes da literatura brasileira contemporânea, Conceição Evaristo é muitas vezes comparada a Carolina Maria de Jesus, tanto por sua história pessoal pelo fato de ter sido empregada doméstica até os 25 anos, como pela sua grande conquista, (hoje é doutora em Literatura Comparada).

A escrita de Conceição é marcada por temas relevantes no gênero, racismo e classe social, com uma forte crítica à opressão. 

“Olhos d’agua” é sua principal obra, lançado em 2014, a escritora reúne 15 contos que evidenciam a violência urbana que atinge as mulheres negras. Nas histórias, a autora expõe o cotidiano de mulheres que sofrem com a miséria e a exclusão social.

Aí você me pergunta, pra quê ler esses escritores?

Escritores negros brasileiros é uma forma de promover a diversidade na literatura.

Com o racismo em pauta na sociedade, ler essas obras é uma forma de compreender as opressões que a população negra sofre e permitir que pessoas negras sejam representadas na cultura.

Afinal, algumas das principais funções da literatura são justamente o de expandir horizontes, aprender sobre questões importantes e promover a igualdade. 

Então, que tal incluir escritores negros na sua estante a partir de agora? 

E aí, gostou das dicas?

Nos acompanhe para mais novidades sobre literatura.

Lidiane Lobão

Intagram: @lidianelobao

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários