Quinta, 27 de Janeiro de 2022
(99) 98535-1531
Curiosidade Universo

Espaçonave chinesa registra belas fotos de Marte

Imagens foram capturadas por uma câmera descartada no espaço e enviadas via Wi-Fi para a nave

04/01/2022 14h26
Por: Redação Fonte: Revista Galileu
Fotos de naves orbitando outros planetas são raras e chamaram atenção nas redes sociais (Foto: CNSA/PEC)

Uma pequena câmera lançada próxima a Marte enviou à espaçonave chinesa Tianwen 1 fotos inéditas do planeta vermelho. As imagens, enviadas via Wi-Fi para a nave, capturaram não só a superfície de Marte como também a própria espaçonave, lançada à órbita do planeta em fevereiro de 2021.

Nas imagens, é possível ver a Tianwen 1 próxima ao polo norte de Marte, com seus painéis solares e antenas. As fotos permitiram aos chineses monitorar a situação da espaçonave depois de quase um ano no espaço.

Engenheiros chineses puderam observar as condições da espaçonave que orbita Marte há mais de um ano (Foto: CNSA/PEC)

“A espaçonave está orbitando Marte em muito boas condições. Podemos ver o orbitador voando ao redor de Marte em bom estado de funcionamento e podemos ver claramente as asas do painel solar, a antena direcional e algumas das instalações de antena em órbita”, disse à mídia estatal chinesa Sun Zezhou, designer-chefe da Tianwen 1.

O feito também foi considerado sem precedentes porque não há muitas imagens de espaçonaves orbitando outros planetas. De acordo com o Space, as fotos divulgadas pela China National Space Administration chamaram a atenção até mesmo de engenheiros de outras agências, que também registram imagens do planeta vermelho.

As imagens da câmera também mostraram a superfície de Marte (Foto: CNSA/PEC)

Os movimentos da espaçonave Tianwen 1 e do rover Zhurong, lançado em Marte em maio do ano passado, coincidem com datas importantes do calendário chinês. Fotos tiradas a partir da nave já foram lançadas, por exemplo, no Dia Nacional da China. A Tianwen 1 também entrou em órbita ao redor de Marte poucos dias antes do Ano Novo Chinês em 2021.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.