Domingo, 26 de Junho de 2022
(99) 98535-1531
Coluna Marketing News Today

Como a logística pode contribuir nas estratégias de marketing

Entenda por que as suas estratégias de marketing depende de uma boa logística para funciona!

10/02/2022 12h26 Atualizada há 4 meses
Por: Wagner Santos
Estratégias de marketing (foto: freepik)
Estratégias de marketing (foto: freepik)

Se você está o ramo, é muito provável que já tenha feito a seguinte pergunta: como a logística pode contribuir nas estratégias de marketing?

Num mundo onde o mercado digital cresce exponencialmente todo dia, é importante pensar em como a logística pode contribuir nas estratégias de marketing. 

Isso porque o mercado está cada vez mais competitivo e com isso tudo gira em torno da entrega de produtos aos clientes finais.

A partir dessa ideia surge o marketing logístico, um conceito no qual temos a união desses dois elementos atuando no mercado. 

Assim, o marketing age para retirar o foco da produtividade individual e redirecionar a atenção para os clientes.

Bom, se você ainda está por fora desse assunto, não precisa se preocupar, pois, você acaba de chegar no material correto.

Por fim, para você entender melhor, neste artigo mostraremos tudo sobre como a logística pode contribuir nas estratégias de marketing. 

Como a logística pode contribuir nas estratégias de marketing

Em primeiro plano temos que saber que todo bom gestor deve entender a importância da integração da logística com o marketing e também pôr em prática essa ideia de fusão. 

Um bom exemplo de empresas que têm esse conceito bem alinhando são as transportadoras de veículo.

Essas empresas entendem que uma das principais vantagens que a logística traz para o marketing é o aumento do desempenho no setor de transportes.

Dessa forma, elas iniciam uma atuação sincronizada com o máximo de produtividade direcionada ao cliente.

Isso já é algo até mesmo presente em algumas empresas como as de mudanças em Brasília DF, que mesmo sendo de um nicho mais “regional”, acaba entrando e precisando de um bom sistema de logística. 

Entretanto, as vantagens não param por aí, pois não a logística com estratégia causa impacto positivo em toda a empresas, gerando melhora nos seguintes pontos:

  • Redução de custos;

  • Aumento da produtividade;

  • Melhora na qualidade do serviço prestado ao consumidor;

  • Aumento do nível de satisfação por parte dos clientes;

  • Maior probabilidade de fidelização;

  • Alta rentabilidade;

  • Competitividade elevada frente ao mercado.

Esses são alguns dos pontos positivos do marketing logístico. Contudo, logo mais explicaremos muito melhor o que é essa ferramenta. 

Atribuições da logística!

Logística é o planejamento, implementação, manutenção e considerações práticas que envolvem a estratégia de um negócio, um produto ou um processo.

Além disso, a logística é responsável desde o recebimento de mercadorias de fornecedores, acondicioná-los para venda, armazená-los e enviá-los para lojas ou cumprir pedidos on-line. 

Atribuições do marketing

Logo abaixo temos as principais atribuições do marketing, seja ele digital ou não:

  • Determinar que tipos de produtos ou serviços irão satisfazer os clientes;

  • Desenvolver as ideias para os produtos ou serviços desejados;

  • Identificar o mercado-alvo de uma empresa para cada produto ou serviço que ela projetar;

  • Decidir sobre um preço adequado para o produto ou serviço;  

  • Criar uma estratégia promocional e um canal de distribuição para o produto ou serviço.

O que é o marketing logístico?

Esse é um conceito que muitas empresas adotaram ainda nos anos 50, momento no qual grandes empresas como IBM e General Foods introduziram essa ideia. 

Assim, a meta principal era fazer com que o produto final fosse muito dependente da demanda e anseios do público consumidor final.

Isso aconteceu por a logística consegui entregar todo o serviço por meio da distribuição de produtos para fornecedores, intermediários e consumidores finais. 

Além disso, vale dizer que todo o processo acontece organizadamente e ordenada.

Com isso, a síntese da ideia é que enquanto o marketing trabalha para alimentar o desejo de consumir, a logística entrega tudo no tempo certo. Assim temos um combo incrível no qual o cliente recebe rapidamente aquilo que o cliente mais deseja.

A partir disso temos como resultado um cliente satisfeito com a velocidade e eficiência de entrega (logística) do produto que ele mais queria no momento (Marketing).

Gostou de entender como a logística pode contribuir nas estratégias de marketing de uma empresa? 

Então, continue nos acompanhando para mais conteúdos como esse!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Marketing News Today
Sobre Marketing News Today
Apaixonado por Marketing digital e SEO com 31 anos e 8 de atuação nessas áreas, sou criador de diversos projetos de sucesso “online”. Sempre buscando aprender o que a de melhor e mais atualizado sobre “marketing” digital e empreendedorismo. Portanto, o que você e vera nesse site será somente o que a de melhor em “marketing” digital.