Domingo, 26 de Junho de 2022
(99) 98535-1531
Coluna Marketing News Today

Como fidelizar clientes de loja virtual?

Aprenda 5 formas de como fidelizar clientes de loja virtual para diminuir o custo de aquisição de clientes e aumentar o lucro

28/02/2022 17h20
Por: Wagner Santos
fidelizar clientes de loja virtual
fidelizar clientes de loja virtual

Sem dúvidas, para qualquer tipo de negócio, não basta atrair os clientes e vender uma única vez, é importante a adoção de estratégias para que eles se tornem clientes fidelizados. 

Os clientes fiéis não irão apenas voltar a sua loja virtual para adquirir, mais uma vez, determinado produto e/ou serviço como, também, irão propagar a sua satisfação para amigos e familiares. 

Isso é muito benéfico, considerando a possibilidade da ocorrência do marketing orgânico, o qual é excelente para o sucesso do seu negócio online. 

Ficou interessado (a) neste assunto? Continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre como fidelizar clientes de loja virtual. 

Veja também: Pesquisa revela as maiores tendências que revolucionarão o empreendimento no agronegócio!

Como fidelizar clientes de loja virtual? 

A fidelização de clientes é extremamente importante para a sua loja virtual e, para isso, você precisa adotar algumas estratégias. Veja:

1 — Ofereça um atendimento de qualidade 

O primeiro passo para fidelizar um cliente é garantir que a sua loja virtual ofereça uma boa experiência no que diz respeito ao atendimento. 

Toda vez que um cliente entra em contato com o seu e-commerce significa que você tem uma oportunidade de cativá-lo ao ponto dele se sentir seguro para comprar determinado produto e/ou serviço que você oferece. 

Nesse sentido, esteja preparado e prepare a sua equipe para oferecer o melhor atendimento possível, demonstrando gentileza e interesse em resolver dúvidas e perguntas, resolvendo problemas com rapidez quando for necessário e passando segurança para o possível consumidor. 

2 — Como fidelizar clientes de loja virtual através da compreensão do público-alvo

Se você não conhece bem o tipo de cliente ideal do seu nicho, entendendo o que ele espera, quais são as suas dúvidas, os seus desejos e as suas dificuldades, certamente, será difícil adotar estratégias adequadas de marketing de conteúdo. 

Para identificar o perfil comportamental do seu público-alvo, de modo a desenvolver estratégias eficientes para a fidelização, você deve atentar-se a característica como:

  • Estilo de vida;

  • Valores;

  • Desafios enfrentados;

  • Faixa de renda;

  • Faixa etária;

  • Profissão;

  • Gênero;

  • Entre outros. 

Você pode buscar esses dados por meio de enquetes nas redes sociais ou outras ferramentas como o Google Forms. 

3 — Garanta produtos de qualidade no catálogo da sua loja virtual 

Em suma, não adianta nada oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes e conhecer a fundo as suas características, para adotar as estratégias corretas para atraí-los, se você não garantir que os produtos e/ou serviços da sua loja virtual sejam de qualidade. 

Nesse sentido, invista para que o que você oferece seja algo verdadeiramente diferenciado e de alta qualidade, desenvolvendo produtos com design, funcionalidades e recursos únicos e modernos, os quais conseguirão atrair, atender e conquistar, de fato, o cliente.

Em outras palavras, se um cliente deseja comprar juul, disponibilize um produto de ótima qualidade, pois este pode ser um grande diferencial da sua loja.

4 — Como fidelizar clientes de loja virtual através da satisfação deles

Para fidelizar clientes, você precisa entender se eles estão satisfeitos ou não com o que a sua loja virtual tem disponibilizado e oferecido, de modo a aprimorar cada vez mais. 

Por isso, é muito interessante promover pesquisa de satisfação do seu cliente, buscando os pontos positivos, os pontos negativos e sugestões. 

Você pode usar, por exemplo, ferramentas como o Google Forms e o SurveyMonkey para fazer bons questionários ou promover outros tipos de campanhas de satisfação. 

5 — Aposte em programas de fidelidade

A concorrência no mundo digital é alta e, muitas vezes, os possíveis clientes ficam em dúvida entre dois ou mais e-commerces quando vão adquirir determinado serviço e/ou produto. 

Nesse momento, é importante adotar estratégias para que a sua loja virtual seja escolhida e você pode fazer isso por meio dos programas de fidelidade. 

Então, esses programas de fidelidade podem ser de diversas maneiras, oferecendo diversos recursos, como:

  • Oferecer ao cliente um cashback;

  • Oferecer sistema de pontos para trocar por produtos;

  • Entrega de conteúdos exclusivos;

  • Oferecer descontos a cada total de compras na loja;

  • Oferecer parcerias com empresas para oferecer benefícios complementares.

  • E muito mais. 

Logo, isso ajudará a fazer com que o cliente permaneça mais tempo vinculado ao seu negócio. 

Conclusão

 

Por fim, agora que você está por dentro de tudo sobre como fidelizar clientes de loja virtual, está na hora de colocar todo esse aprendizado em prática e garantir o sucesso do seu negócio, não é mesmo?

Imagem: Vetor de venda criado por storyset 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Marketing News Today
Sobre Marketing News Today
Apaixonado por Marketing digital e SEO com 31 anos e 8 de atuação nessas áreas, sou criador de diversos projetos de sucesso “online”. Sempre buscando aprender o que a de melhor e mais atualizado sobre “marketing” digital e empreendedorismo. Portanto, o que você e vera nesse site será somente o que a de melhor em “marketing” digital.