Domingo, 26 de Junho de 2022
(99) 98535-1531
Coluna Marketing News Today

Estratégias de marketing da coca cola: conheça as melhores

Como as estratégias de marketing que revolucionaram a Coca-Cola pode ajudar também o seu negocio a decolar em 2022

07/03/2022 15h24
Por: Wagner Santos
Imagem: Pexels
Imagem: Pexels

Se você pudesse medir a presença da marca Coca-Cola em uma escala imaginária de reconhecimento da marca, o mostrador poderia ler “onipresente”. Foi o primeiro refrigerante a ser consumido no espaço, e mais recentemente, o primeiro refrigerante com vergonha de açúcar. Dessa maneira, tudo faz parte das estratégias de marketing da Coca-Cola.

A The Coca-Cola Company é uma das marcas de FMCG (bens de consumo rápido) mais bem-sucedidas do mundo.

Mas, é muito mais do que apenas Coca-Cola. O gigante das bebidas oferece 200 marcas em mais de 200 países e territórios em todo o mundo (eles recentemente reduziram seu portefólio de marcas).

O sucesso da marca não faz sucesso apenas por causa de seus produtos, pois, muito do seu sucesso se deve às estratégias de marketing.

Por fim, para você entender melhor, veja a seguir quais são essas estratégias de marketing da coca cola, que trouxeram esse destaque para empresa.

O marketing multissensorial da Coca Cola

Considere a abordagem da (Volvo) de incorporar o cheiro como parte de sua identidade de marca do artigo “Marketing sensorial: o conceito de experiência de marca multissensorial”.

Aplica-se uma estratégia olfativa sensorial para permitir que um perfume se torne um elemento da identidade e imagem de uma marca.

Assim, os aromas contribuem para criar imagens de memória, uma atmosfera positiva e bem-estar entre clientes e funcionários.

Portanto, a remoção de odores desagradáveis ​​do interior de um carro para torná-lo mais agradável para entrar e usar foi descrito em uma entrevista com o departamento de marketing da (Volvo) em Gotemburgo, Suécia.

Além disso, outros motivos para uma estratégia olfativa são realizar uma experiência olfativa positiva e impactar no estado emocional e no humor dos clientes.

Uma experiência olfativa também pode proporcionar uma conexão natural com uma marca por meio de expressões sensoriais como a congruência do produto e a intensidade de um perfume.

Por fim, saiba que aromas também podem melhorar o reconhecimento e a lembrança de uma marca por meio de expressões sensoriais como perfumes de assinatura ou uma marca de perfume, assim como as estratégias de marketing da Coca-Cola.

Iniciativas de responsabilidade Social Empresarial com os maiores problemas do mundo e ajudando a resolvê-los.

O que isso tem a ver com a marca? Tudo, na verdade. Os funcionários querem trabalhar para organizações que estão fazendo algo de bom para o mundo. Eles querem trabalhar em organizações com fortes programas de responsabilidade social corporativa.

Pergunte a si mesmo: “O que sua marca está fazendo para combater os maiores problemas do mundo?” Como isso se relaciona com o trabalho que você faz e o inspira?

Embora o propósito da marca possa ter sido uma coisa agradável para os funcionários, agora está se tornando obrigatório quando os funcionários avaliam se trabalhariam para sua empresa ou não.

E a própria bebida grande tem algumas considerações e causas para se alinhar.

A água, por exemplo, um alicerce essencial de toda a vida como a conhecemos, é um recurso finito que exige proteção. A água também é o ingrediente principal em muitos de seus produtos, por isso naturalmente se presta a uma causa com a qual eles podem se alinhar facilmente.

É simples, na verdade, e a Coca-Cola Company diz que é melhor:

“É fundamental para o sucesso a longo prazo de nossos negócios e para a saúde de nossas comunidades. Temos a responsabilidade de respeitar e proteger os recursos hídricos.”

Por fim, se você deseja se inspirar nessa dentre as estratégias de marketing da coca cola, saiba que elas funcionam em praticamente todos os nichos, até mesmo as imobiliárias.

#3 Concentrando-se em como seus produtos fazem as pessoas se sentirem

A marca Coca-Cola faz as pessoas sentirem alguma coisa. A marca esbanja alegria, família e bons momentos.

Essas boas vibrações se estendem muito além da época festiva.

Naturalmente, esse tipo de sentimento pode não ser apropriado para sua própria identidade de marca, mas garantir que sua marca seja sempre reconhecível pela resposta emocional que provoca nas pessoas é um objetivo muito valioso.

Isso pode ser um sentimento de confiança e segurança se você trabalha em um setor como saúde ou jurídico.

Por exemplo, o que leva você a procurar uma imobiliária em Goiânia, mesmo com diversas opções mais próximas a você? Concorda que é o atendimento, as sensações, a satisfação e outros?

Portanto, decida as emoções que você deseja que seus clientes experimentem quando pensam em sua marca e adapta sua estratégia de marca de acordo, imitando as estratégias de marketing da Coca-Cola.

#4 Permanecer relevante para seu público global (e embaixadores de sua marca), mesmo que eles mudem

Como a Coca-Cola permaneceu relevante para um público global tão grande e diversificado por mais de cem anos? A Coca-Cola tradicionalmente anunciava para todos. Em 2010, eles admitiram que seu mercado-alvo estava mudando.

Dessa forma, havia um grupo de mercado-alvo secundário. E esse grupo valorizava a saúde e o bem-estar do xarope de milho rico em frutose. E em 2021, Cristiano Ronaldo, patrocinado pela Coca-Cola, lembrou a eles (e ao mundo inteiro).

Essa ação resultou em bilhões perdidos em valor de mercado e uma queda no preço das ações. A Coca-Cola ficou brava e começou a trabalhar em uma resposta atrevida para o Twitter? Não.

Em vez disso, eles admitiram sem rodeios que as pessoas gostam, e isso é um direito deles.

Portanto, seja em um nicho de energia solar, que já traz uma série de benefícios, não deixe de se manter relevante para seu público geral.

#5 Sempre diversificando

A Coca-Cola vem se diversificando há muito tempo.

Assim, em seu plano de marketing de 2010, agora público, a Coca-Cola admitiu a verdade fria e inabalável: o público e o governo estão preocupados com os impactos na saúde das bebidas com alto teor de frutose.

Eles escreveram:

“A Coca-Cola deve continuar a se adaptar à ameaça ambiental externa do momento do estilo de vida saudável por meio do desenvolvimento de produtos e da comercialização de opções saudáveis ​​disponíveis”.

E esperamos que seja a última vez que você verá um “movimento de estilo de vida saudável” descrito como uma ameaça ambiental por parte de uma empresa.

Mas, podemos aplaudir ruidosamente a sua previsão de investir em marcas de bebidas saudáveis ​​para o futuro.

Você gostará também: 06 tendências de marketing que você precisa adotar em 2022

Considerações finais

A Coca-Cola sabe algumas coisas sobre posicionamento de marca e crescimento com seu público.

Então, pare um momento para pensar em como a identidade da marca Coca-Cola evoluiu ao longo dos anos e como eles ainda criam uma conexão emocional entre os clientes e a marca.

Por fim, essas estratégias de marketing da coca cola, podem lhe ajudar bastante a turbinar e potencializar o seu negócio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Marketing News Today
Sobre Marketing News Today
Apaixonado por Marketing digital e SEO com 31 anos e 8 de atuação nessas áreas, sou criador de diversos projetos de sucesso “online”. Sempre buscando aprender o que a de melhor e mais atualizado sobre “marketing” digital e empreendedorismo. Portanto, o que você e vera nesse site será somente o que a de melhor em “marketing” digital.