Natural de Coroatá, filho de Pureza Gonzaga e Sebastião Alves Carneiro, Luiz Gustavo é licenciado em História, Pós-graduado, Mestre em história social e Historiador.
Também fundador e membro da Academia Maranhense de Trovas, Luiz Gustavo Carneiro, na oportunidade me concedeu a liberdade de contar um pouco da sua história e seus atuais planos em prol da cultura de Coroatá.
Professor, cantor, compositor, poeta trovador, músico e cineasta. O ilustre escritor é também presidente da recém fundada Academia de Letras em Coroatá.
Pra que serve uma Academia de letras, você pode estar se perguntando isso agora.
Quer entender um pouco mais sobre isso? Vou explicar.
Primeiro.
O que é uma Academia de Letras?
É uma instituição de cunho literário e linguístico, que reúne uma quantidade limitada de membros efetivos, uma tradição iniciada no Século XVII.
No Brasil, Academia Brasileira de Letras é uma instituição literária brasileira fundada na cidade do Rio de Janeiro em 20 de julho de 1897 pelos escritores Machado de Assis, Lúcio de Mendonça, Inglês de Sousa, Olavo Bilac.
Agora, aqui em Coroatá o sonho está bem perto de ser realidade graças a iniciativa do professor Luiz Gustavo.
“Eu sempre fui muito envolvido nesse meio literário, desde criança quando morava em Coroatá já tinha tendência a área da cultura, mas foi quando me mudei para São Luís do Maranhão é que comecei a escrever poesia por jornal Tribuna do Maranhão, e logo após veio a paixão pela música, onde fiz vários shows ao lado de amigos.”
Sobre a iniciativa de criar uma academia de letras em Coroatá?
“Sempre pensei nesse projeto de uma Academia de letras e cultura, sempre foi um sonho da juventude. Penso na importância de memorizar a cultura popular da nossa cidade.”
Qual a importância da academia de letras?
“Ela é muito importante no sentido de divulgar a cultura do Município, para que ela não se perca, e deixar pra futuras gerações, temos um importante papel que é memorizar a literatura, as artes, cultura e as letras de Coroatá” — Disse Luiz.
‘Não podemos deixar de fugir dessas nossas obrigações que é memorizar e eternizar a cultura da nossa terra. É muito importante frisarmos isso” — Acrescentou ele.
No momento, o poeta concluiu dois livros que abordam cultura e sociedade, principalmente a cultura coroataense que serão lançados em São Luís em breve. Em maio também será lançado um livro de Antologia da Academia Luminense de Letras, onde o poeta faz participação com alguns de seus poemas. Mas suas obras não acabam por ai, o escritor Luís Gustavo também declarou que está concluindo um livro que aborda o Samba de roda coroataense, isto é, o tambor de crioula citadino.
Gemido morto
A saudade exposta
A dor se foi na partida,
Saltando a saudade no meu peito.
Foram vidas, saudades reprimidas
No peito e gemidos
Triturando as sementes, a luz e
Eternizaram dores
(Poema de Luís Gustavo Carneiro, 2021)
"Em homenagem às mais de 203 mil pessoas vítimas da COVID-19
A música é um abraço que
Entrelaçam povos e culturas,
Música derruba barreiras até então
intransponível,
Música é o fazer ontem, hoje e o
Amanhã,
Ela é a ponte do fazer mais,
Mais lindo! Mais forte,
Mais enfraquecer sentimentos,
Mais conhecer o mundo do “Eu”,
Mais fazer amor que dá néctar a vida
A música transporta o ideário de um
Povo sofrido, ácido por liberdade e
Justiça
Música é o espernear melódico de
Notas estimulantes,
Música é a honraria de seu produtor,
Música desarticula barreiras sonoras
E geográficas
Música é o sentir, falar, insistir, o ficar,
Música é a mãe, gesticula e gesta a
Vida,
Enfim, música é o quê?
Comentem aqui o que vocês acharam.
Nos acompanhe para mais novidades sobre literatura.
Lidiane Lobão
Intagram: @lidianelobao