Domingo, 29 de Maio de 2022
(99) 98535-1531
Dicas Tecnologia

Como usar WhatsApp Business em seu negócio

O WhatsApp Business é um aplicativo voltado para pequenas empresas. Confira a seguir como usar suas funcionalidades a favor do seu negócio.

17/03/2022 13h45 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
Imagem reprodução (foto: RobertCheaib - pixabay)
Imagem reprodução (foto: RobertCheaib - pixabay)

O WhatsApp Business é uma ferramenta que pode ajudar a alavancar o seu negócio. Ele tem funcionalidades que vão melhorar desde sua comunicação com os clientes até a avaliação dos resultados da sua empresa.

Portanto, continue a leitura e confira as melhores formas de usar esse aplicativo em seu negócio.

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo de mensagens instantâneas voltado para pequenas empresas. Ele tem ferramentas que tornam a comunicação com os clientes mais rápida e eficaz.

Além disso, com ele é possível deixar à mostra o catálogo dos produtos e responder clientes de forma automática. Além de acompanhar alguns resultados em tempo real.

Como usar o WhatsApp Business em seu negócio

De fato, o WhatsApp Business é um aplicativo fácil de usar. Você precisa seguir alguns passos para configurá-lo. Além disso, ele conta com vários recursos que vão lhe ajudar em seu negócio. Confira.

Instale o app e valide seu número

Primeiramente, você deve instalar o aplicativo em seu celular.  Você pode encontrá-lo na Play Store ou na Apple Store a depender do sistema operacional do seu dispositivo.

Em seguida, valide seu número telefônico. Lembre-se de que você não pode usar o mesmo número de celular no WhatsApp comum e no WhatsApp Business. No entanto, você pode cadastrar outro número ou o telefone fixo da sua empresa.

Coloque as informações da sua empresa

Inicialmente, os primeiros dados que você precisa colocar em seu perfil comercial são:

  • O nome da sua empresa: Coloque no campo indicado a razão social ou o nome fantasia da sua empresa. Lembre-se que WhatsApp Business não aceita que o nome da sua empresa esteja escrito todo em caixa alta. Outro ponto importante é que você só pode cadastrá-lo uma vez;
  • A descrição: Neste campo você deve colocar a descrição do seu negócio ou empresa. Nela você pode incluir quais produtos ou serviços oferece. Ou mesmo colocar uma mensagem para seu cliente, dizendo o que pode fazer por ele;
  • Foto: Nesse local você pode colocar o logo da sua empresa ou alguma outra foto que represente seu negócio.

Use as ferramentas disponíveis para negócios

Primeiramente, as principais ferramentas que você pode usar para melhorar sua comunicação com seus clientes são:

  • Mensagem automática de saudação: É uma mensagem que todo cliente receberá quando entrar em contato com você. Nela você pode incluir uma saudação, informações sobre o serviço e um pedido para que ele aguarde o atendimento;
  • Mensagem de ausência: Essa mensagem serve para quando os clientes entrarem em contato fora do horário de atendimento. Coloque nela essa informação, junto aos horários em que ele poderá entrar em contato;
  • Catálogo dos seus produtos: Esse recurso lhe permite colocar uma foto dos seus produtos, uma descrição para eles e o preço de cada um. Além disso, você pode divulgá-lo para seus clientes;
  • Listas de transmissão: Com elas você pode enviar uma única mensagem para todos os clientes de uma só vez.  Essas mensagens podem incluir cupons de desconto, informações sobre produtos e promoções.

Ademais, para seu negócio você pode usar esses dois recursos:

  • Etiquetas: Com elas você pode colocar rótulos em suas conversas, como rótulos para clientes novos e pedidos pendentes, por exemplo;
  • Estatísticas: Nesse campo, você pode avaliar seus resultados, vendo o número de mensagens recebidas e enviadas. Além de saber quantas mensagens foram entregues.  

Por fim, agora que você já conhece o WhatsApp Business, deixe sua opinião. Você já usava esse aplicativo? Sabia que ele tinha tantas funcionalidades?

Sobretudo, não se esqueça de que a razão de existir da sua empresa é o consumidor. 

Portanto, esteja sempre atento às leis. Use as mensagens da lista de transmissão do WhatsApp Business com moderação para não se transformar em spam. E lembre-se de que, para incluir um cliente nela, precisa da autorização dele.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.