Publicidade

Gênero literário - ficção científica; por Lidiane Lobão

'Esse gênero em particular chegou a ganhar meu coração de uma forma que me motivou a escrever nessa categoria'.

Lidiane Lobão
Por: Lidiane Lobão
29/03/2022 às 16h25

Olá leitores! Quem aqui gosta de Ficção Científica?

Continua após a publicidade

Bem, hoje trago algumas informações sobre esse gênero, e um pouco da história de como se iniciou a ficção científica no meio literário.

Não é segredo pra vocês que acompanham a página, o quanto os livros fazem parte da minha vida e da minha história como aspirante a escritora. Esse gênero em particular chegou a ganhar meu coração de uma forma que me motivou a escrever nessa categoria. Pra quem não sabe, Terra Estranha, Pássaros e Anjos, livros da minha autoria são do gênero ficção científica.

Continua após a publicidade

Mas pra entender melhor vamos saber um pouco mais sobre esse gênero.

A ficção científica é especulativa, normalmente lida com conceitos ficcionais e imaginativos, relacionados ao futuro, ciência, tecnologia, e seus impactos. Conhecida também como a "literatura das ideias", pois baseia-se em fatos científicos e reais para compor enredos ficcionais.

Continua após a publicidade

A enredo pode girar em torno de um grande leque de possibilidades como: viagem espacial, viagem no tempo, viagem mais rápida que a luz, universos paralelos, mudanças climáticas, vida extraterrestre.

Definir exatamente onde foi seu início não é simples. Existem algumas obras muito antigas que já trazem alguns elementos que encontramos nas publicações atuais de ficção científica, como, por exemplo, viagens no tempo, seres alienígenas, viagens à Lua, entre outros.

O romance que aparece quase sempre entre os marcos iniciais da ficção científica é Frankenstein, de Mary Shelley, publicado em 1818. Nessa obra, que se enquadra também no gênero terror, somos apresentados a um cientista que usa seus conhecimentos para criar um homem a partir de pedaços de pessoas mortas. É claro que o enredo vai além disso, mas é interessante ver o uso da ciência para promover coisas a princípio inimagináveis, e melhor ainda, escrito por uma mulher, que se formos acompanhar a história de fato, a autora precisou ultrapassar barreiras e vencer preconceitos para ter seu nome hoje como o marco da ficção científica.

Depois de Shelley, temos Júlio Verne, com suas várias obras que exploram a temática do fantástico, a partir do científico, de uma forma fascinante. Alguns críticos literários o consideram o inventor do gênero ficção científica, de fato. Viagem ao Centro da Terra e Vinte Mil Léguas Submarinas nos mostram a capacidade de Verne de escrever sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, as máquinas voadoras e a viagem à Lua, antes de tudo isso ser real.

Hoje viagem ao centro da terra, se tornou um filme muito conhecido baseado no livro do autor.

Isso mostra que o gênero ficção científica tem ganhado e conquistado milhares de leitores por todo o mundo, e tem sido, é claro, uma sensação no cinema, como o filme Duna, Blade Runner, Jogador Nº 1, Jogos Vorazes, entre outros. Talvez você leitor já deve ter assistindo alguns desses filmes, muitos deles baseados em livros.

Pra aguçar a curiosidade vou deixar aqui a resenha do livro Viagem ao centro da terra.

Resenha do livro Viagem ao Centro da Terra.

“O professor Lidenbrock descobre um manuscrito do século XII e fica obcecado por decodificá-lo, mas é seu sobrinho e assistente Axel quem acaba conseguindo descobrir a mensagem do pergaminho. Basicamente diz que ao se seguir determinados passos, é possível chegar ao centro da terra. Lidenbrock prepara imediatamente essa expedição, enquanto Axel o segue praticamente arrastado.

Os dois empreendem uma jornada até a Islândia, onde contratam o terceiro personagem de nossa história, seu guia e salvador de tudo, Hans, para então começarem a descer até as entranhas do planeta.

O livro é narrado por Axel, em forma de diário de viagem, o enredo traz um humor involuntário causado pelo desespero de Axel em não querer de forma alguma ir nessa jornada maluca e, também, pela forma com a qual Hans, sempre calado e em segundo plano, é o responsável por manter esses cientistas vivos.

Com o avanço da história, porém, vamos acompanhando a transformação desses personagens. O professor demonstra o quanto ama seu sobrinho, enquanto Axel luta para vencer os seus temores, cria uma determinada obstinação em completar sua missão.”

Então, gostaram de saber um pouco mais sobre a Ficção Científica? Deixem aqui nos comentários se vocês já leram algo do gênero, se já ouviram falar desses livros ou se tem algum preferido!

Pra saber mais sobre livros e resenhas, acompanhe o instagram menina dos livros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários