Domingo, 29 de Maio de 2022
(99) 98535-1531
Mundo Mundo

Grande tornado atinge cidade de Andover no Kansas, EUA; veja vídeo

Mais de 1.000 casas foram danificadas, segundo a prefeitura de Andover. Ninguém ficou ferido.

05/05/2022 20h00
Por: Redação Fonte: G1

Um grande tornado foi capturado por câmeras de segurança em Andover, no Kansas, Estados Unidos. Imagens são do dia 29 de abril e foram divulgadas nesta quinta-feira (5) pela prefeitura da cidade.

Nenhuma pessoa morreu ou ficou ferida com a passagem desse tornado, no entanto mais de 1.000 casas sofreram algum tipo de dano, segundo a prefeitura de Andover.

Temporada de tornados

Os Estados Unidos estão em uma época do ano que é conhecida como “temporada de tornados”.

Como explicou o professor William Gallus, da Universidade de Iowa, para uma reportagem do Jornal Nacional em 2021, eles são mais comuns no fim da primavera. Ele disse que, no período de maio a junho, o ar é mais quente e úmido e tem ventos fortes, o que propicia a formação desse fenômeno.

No início do mês, três amigos de faculdade morreram em viagem para 'caçar' tornados. Nicholar Nair, Gavin Short e Drake Brooks eram estudantes de meteorologia da Universidade de Oklahoma e morreram em um acidente de carro. Eles gravaram um vídeo de um tornado antes do acidente.

No final de abril, um tornado fez uma caminhonete rodopiar em uma estrada nos Estados Unidos antes de seguir viagem. O incidente foi registrado na cidade de Elgin, no Texas, e o temporal deixou ao menos três pessoas feridas, além de dezenas de casas destruídas, segundo as autoridades locais.

Na mesma semana, o morador do estado da Lousiana, no sul dos Estados Unidos, Brian DeLancey registrou o momento em que um tornado se formava no condado de Chalmette, onde ele vive. Segundo a mídia local, o fenômeno destruiu casas e afetou a energia elétrica da região.

Cliff Horton, morador do estado americano da Geórgia, acabou trancado do lado de fora de um clube de golfe durante a passagem de um tornado na região no começo de abril. Com seu celular, ele conseguiu filmar um tornado por dentro – e ainda sobreviveu para contar a história.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.