Domingo, 29 de Maio de 2022
(99) 98535-1531
Coluna Marketing News Today

Como fazer marketing para uma clínica de psicologia

Melhores dicas para elaborar o marketing para uma clínica de psicologia!

11/05/2022 13h38 Atualizada há 3 semanas
Por: Wagner Santos
Imagem: Freepik.com
Imagem: Freepik.com

Se você é psicólogo, terapeuta, conselheiro, psiquiatra ou outra forma de prestador de serviços de saúde médica independente, sabe que conseguir clientes pode ser difícil, e com certeza já precisou lidar com perguntas do tipo o que significa sonhar com escorpião, por exemplo.

Muitos lutam para ter ideias de marketing ou estratégias de publicidade que funcionem, especialmente quando eles já estão com pressa para atender seus clientes existentes.

O marketing de sua prática terapêutica pode assumir muitas formas diferentes. De publicidade a falar em público, SEO, envolvimento da comunidade e muito mais, existem inúmeras maneiras de preencher seu número de casos: online e offline.

Para os propósitos deste artigo, vamos supor que você já tenha um site. Se não, criar um deve ser o próximo passo.

Promova sua prática de terapia com palestras

Uma das melhores maneiras de promover sua prática é NÃO falar sobre ela. Em vez disso, encontre um local para compartilhar sua experiência e permitir que clientes em potencial venham até você.

As empresas locais são um bom lugar para começar, pois muitas ficam felizes em oferecer aos funcionários um workshop ou seminário na hora do almoço sobre um tópico relacionado à saúde. Quanto maior a força de trabalho, maior a probabilidade de uma empresa ter algum tipo de componente de saúde ou bem-estar nos serviços de seu departamento de RH.

Se você mora perto de uma faculdade ou universidade, pode dar palestras durante uma aula relevante. Tente entrar em contato com um professor ou chefe de departamento e veja se é possível convidar membros da comunidade para sua sessão.

Cada cidade tem organizações ou clubes que se reúnem regularmente. Descubra quais você pode abordar e, em seguida, entre em contato com o líder ou coordenador do programa para ver se eles têm espaço durante uma próxima reunião.

Por fim, lembre-se sempre de que você é o melhor embaixador da marca possível para sua prática. Quando chegar a hora de discutir sua prática – e certamente haverá oportunidades para isso – fale com o coração e deixe sua paixão brilhar. E, certifique-se de levar muitos cartões de visita.

Guest post em sites e blogs de terapia

O equivalente online de falar em público, escrever um guest post para um blog ou site de terapia é uma ótima maneira de aumentar a conscientização sobre sua prática. Assim, procurar por sites que falem sobre o assunto é uma dica válida.

Mesmo que isso seja impossível, o que geralmente acontece, qualquer artigo publicado deve incluir um link para seu site. Esses “backlinks” devem ser uma parte crítica do seu plano de SEO e ajudar a estabelecer você como um especialista em seu campo.

Usar o Google AdWords

Não há como contornar isso; a publicidade é a maneira mais rápida de colocar seu site na frente de clientes em potencial. É também uma das maneiras mais fáceis de queimar seu orçamento de marketing. O verdadeiro truque é converter esses cliques de anúncios em clientes pagantes, o que envolve criar e testar cuidadosamente a copy do anúncio e as páginas de destino.

Embora o Google seja o mecanismo de pesquisa mais popular do mundo, certifique-se de economizar alguns reais em anúncios para outros sites, como Bing (Microsoft), 7 Search e Yahoo. O que lhes falta em tráfego, mais do que compensam em taxas mais baixas.

Adicione sua prática aos sites do diretório de terapia

Sites de diretórios online são um tema muito debatido para terapeutas. Por um lado, eles parecem ser uma ótima maneira de obter mais referências e aumentar a presença da sua clínica na Internet. Por outro lado, todos os terapeutas que você conhece parecem estar listados nesses sites. 

Então, como você pode garantir que sua prática seja superior à deles em um resultado de pesquisa?

Resposta simples, você não pode. No entanto, ao criar um perfil detalhado e pesquisar a concorrência em sua área, você pode ter uma chance maior de se destacar e subir na lista. Além disso, todos os diretórios vinculados ao seu site ajudam no seu SEO.

O custo é outro elemento a ser considerado ao escolher de quais sites de diretório fazer parte. Uma regra simples é esta: se for grátis, você deve adicionar você mesmo. Se você tem que pagar, faça sua pesquisa primeiro.

Otimize seu site de terapia para SEO

SEO, ou Search Engine Optimization, é uma das siglas mais importantes da web. Em poucas palavras, é a ciência por trás de seu site aparecer mais alto nos rankings dos mecanismos de busca. Parece bom? Aqui estão algumas maneiras fáceis de começar.

  • Certifique-se de que todas as páginas do seu site listem seu nome, localização e especialidades. Isso ajudará você a obter resultados de pesquisa baseados em localização, como “Aconselhamento de casais em São Paulo”;

  • Cada uma de suas especialidades deve ser discutida em uma página da Web separada de pelo menos 400 palavras, que pode ser encontrada por meio de um link na barra de menu;

  • Ao escrever esta página, certifique-se de incluir palavras-chave que alguém possa pesquisar. Mesmo que isso torne sua escrita um pouco mais desajeitada. 

  • Configure sua página de negócios gratuita no Google, Yahoo e Bing.

Utilizar essas estratégias é uma forma eficiente de fazer marketing para clínicas de psicologia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Marketing News Today
Sobre Marketing News Today
Apaixonado por Marketing digital e SEO com 31 anos e 8 de atuação nessas áreas, sou criador de diversos projetos de sucesso “online”. Sempre buscando aprender o que a de melhor e mais atualizado sobre “marketing” digital e empreendedorismo. Portanto, o que você e vera nesse site será somente o que a de melhor em “marketing” digital.