Domingo, 29 de Maio de 2022
(99) 98535-1531
Negócios Dicas

7 dicas para empreender com pouco dinheiro

Hoje, você consegue começar um negócio próprio em casa, sozinho e com baixo investimento, desde que mire no mercado certo e tenha uma ideia rentável.

12/05/2022 17h33
Por: Redação
Foto: reprodução Canva
Foto: reprodução Canva

Empreender com pouco dinheiro pode ser desafiador, mas é uma ideia com grande potencial lucrativo.

Hoje, você consegue começar um negócio próprio em casa, sozinho e com baixo investimento, desde que mire no mercado certo e tenha uma ideia rentável.

Para isso, existem alguns caminhos que você pode seguir, que envolvem desde a atuação na sua área profissional até os negócios digitais.

Continue lendo para conferir nossas dicas e ter ideias para empreender com pouco dinheiro.

Como empreender com pouco dinheiro: 7 dicas

Empreender com pouco dinheiro é possível e vamos provar isso com algumas dicas para você, empreendedor de primeira viagem.

Confira:

1. Preste serviços profissionais

Uma DAS formas mais comuns de começar a empreender com pouco dinheiro é prestando serviços na sua área profissional, caso seja aplicável.

Nesse caso, se você já atua na profissão, é mais fácil oferecer serviços e captar os primeiros clientes sem ter grandes custos.

Por exemplo, se trabalha como designer em uma empresa, pode começar a fazer trabalhos freelancer e captar seus próprios clientes, iniciando um negócio próprio.

Dessa forma, você começa sua jornada empreendedora em uma área familiar com mais facilidade para conseguir os primeiros clientes.

2. Empreenda na internet

Empreender na internet é, sem dúvidas, a forma mais econômica de começar um negócio.

Isso porque, em muitos casos, você só vai precisar de um computador com acesso à internet para iniciar suas atividades.

Algumas ideias são:

  • Abrir uma loja virtual própria
  • Vender produtos pelas redes sociais
  • Vender produtos com um CNPJ em um marketplace
  • Criar um infoproduto (ebook, curso online, videoaulas, etc).

3. Abra um MEI

Mesmo que seu objetivo seja empreender com pouco dinheiro, você vai precisar formalizar sua empresa para atuar de forma regular no mercado.

Isso porque será necessário emitir notas fiscais e recolher impostos — o que só é possível com um CNPJ.

Felizmente, existe uma forma extremamente prática, acessível e barata de formalizar um negócio: abrir MEI (microempreendedor individual).

O MEI é uma categoria empresarial voltada a pequenos empreendedores que desejam começar um negócio sozinho e com baixo investimento.

Para se registrar como um, você deve atender aos seguintes requisitos:

  • Faturar até R$ 81 mil ao ano (limite de 2022)
  • Ter no máximo um funcionário registrado
  • Não ser dono de outra empresa
  • Exercer uma das atividades MEI permitidas pelo governo.

O processo pode ser feito 100% online e você consegue seu certificado de microempreendedor individual na hora.

Além disso, os custos de manutenção são os mais baixos entre todas as categorias empresariais: cerca de R$ 60 fixos mensais em impostos e contribuição ao INSS, dependendo do setor do negócio.

4. Faça dropshipping

Se você decidiu abrir uma loja virtual, mas não tem muito dinheiro disponível para formar um estoque, o dropshipping é uma alternativa.

Nesse modelo de negócio, você terceiriza o estoque para um fornecedor, que fica responsável por separar e enviar os pedidos feitos em sua loja online.

Assim, você só precisa investir na criação do site, atendimento ao cliente e vendas, enquanto o parceiro se encarrega de toda a logística.

5. Busque financiamento

Outra maneira de empreender com pouco dinheiro é buscar fontes de financiamento para começar seu negócio com algo além do capital próprio.

Se você abrir uma startup, por exemplo, pode buscar empresas aceleradoras e incubadoras, que auxiliam em toda a estruturação do negócio e oferecem incentivos financeiros.

Também é possível buscar por investidores-anjo, que aplicam dinheiro em empresas com bom potencial de crescimento em sua fase inicial.

6. Comece pequeno

Se a ideia é empreender com pouco dinheiro, é importante ter em mente que você deve começar pequeno.

Então, não tenha receio de iniciar um negócio com um único cliente, um único produto ou serviço e tendo sua casa como sede da empresa, por exemplo.

O importante é dar os primeiros passos e atuar em um nicho de mercado que tenha um público-alvo considerável.

7.  Faça parcerias

Por fim, outro caminho para empreender com pouco dinheiro é buscar parcerias para iniciar seu negócio.

Você pode, por exemplo, utilizar lojas já existentes como canais de distribuição de seus produtos, pagando uma comissão aos lojistas em troca.

Outra possibilidade é se unir a prestadores de serviços de áreas correlatas para compartilhar espaços de trabalho.

Assim, você pode reduzir drasticamente custos iniciais de empreendimentos como a locação de um espaço e logística de distribuição.

Viu como é possível empreender com pouco dinheiro, desde que você tenha uma boa ideia?

Então, continue acompanhando nosso blog para mais dicas de empreendedorismo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.