Domingo, 26 de Junho de 2022
(99) 98535-1531
Coluna Marketing News Today

Como prestar um atendimento de qualidade?

As melhores dicas para ter um atendimento de qualidade no seu negocio nos dias atuais!

25/05/2022 14h42
Por: Wagner Santos
Imagem: Pexels
Imagem: Pexels

Quem trabalha com atendimento de pessoas sabe bem que não se trata de uma função muito fácil? Mas, como todas as outras profissões, se podem entender as ferramentas para desenvolver esse trabalho de uma maneira mais fácil e prazerosa. É o que voce vera na materia do Marketing News Today.

Na clínica médica, um atendimento de qualidade é essencial. Isso porque quem trabalha nessa área deve ter a responsabilidade de receber bem as pessoas. Além da consciência de que o tratamento do paciente começa já desde a primeira palavra.

Ainda que seja um desafio, atender as pessoas pode ser uma grande aventura. Basta saber o que fazer e como fazer, para cada caso. Sobre isso que falaremos neste artigo. Dicas para que o seu atendimento supere as expectativa e alcance uma qualidade incrível!

O trabalho de atender

A função de atender as pessoas está cada dia mais em alta. Principalmente nos grandes centros. Já que, onde há pessoas, aí também existe a necessidade de que algumas delas se dediquem ao atendimento.

No que se refere à clínica médica, essa precisa ser uma área olhada com carinho por parte da gestão clínica. Pense sempre que a publicidade é importante. Porém, é o atendimento que garante a confiança no trabalho ali realizado. Além disso, a pessoa retornará em caso de necessidade, e dará boas indicações a outras pessoas.

O trabalho no dia a dia, basicamente, é de atender as pessoas. Ou seja, de  estar disponível, com muito respeito e amor pelo que se faz.

Qual a importância de um atendimento?

As pessoas quando são agredidas tendem a respondem com igual agressão ao tratamento que recebe. Na clínica médica, então, muitas pessoas chegam até lá com muito estresse. Pense: se elas estivessem muito bem e sem nada de mais, não iriam até à clínica.

Por isso, a gentileza deve ser a marca de um atendimento de qualidade elevada. Isso não é muito fácil, já que nossos dias são meio confusos, e nem todos sabem atender as pessoas.

Para isso, existe uma série de treinamentos. Quem possui interesse em saber bem o que fazer de uma maneira rápida em prática, tem onde procurar ajuda. Uma consultoria em gestão clínica, por exemplo, oferece treinamento também nessa área.

Qual a qualidade que se espera no atendimento?

A primeira coisa que se espera de um atendimento é que, quem atende não tenha medo ou qualquer sentimento contra a pessoa atendida. Em outras palavras, seria muito bom que todos no atendimento gostassem do que fazem todos os dias. Contudo, não é bem isso que acontece.

Por isso, o mínimo que se espera de uma pessoa nessa função é que seja educada. Isso é importante porque o trabalho de um (a) atendente é de ser um (a) facilitador (a). Ou seja, não se ganha a confiança do cliente/paciente sem oferecer a ele a educação.

A educação, portanto, faz com que o atendimento seja de muita qualidade.

Dicas para um atendimento perfeito!

Antes de todas as nossas dicas, um ponto é bastante importante. Afinal, de quem é a responsabilidade pelo atendimento ao cliente/paciente na clínica? É apenas de um (a) recepcionista? É do (a) médico (a)? Ou, então, de quem?

A responsabilidade é de todos. O atendimento de alguém que chega à clínica não é realizado apenas por uma pessoa ou determinados setores. Qualquer um, por exemplo, pode dar uma informação que perguntam.

Por esse motivo, dizemos que o atendimento é de responsabilidade de todos que estão trabalhando na clínica. E é por essa razão que esse ponto deve ser observado em detalhes pelo gestor.

Vejamos algumas dicas:

1. Linguagem

Sem dúvida alguma, esse é o maior instrumento de trabalho de quem atende outras pessoas. Afinal, estamos nos comunicamos a todo tempo por meio das palavras. Por isso, faz muito bem quem cuida com as palavras que usa. Elas devem sempre transmitir o respeito e a confiança.

2. Gestos

Para um atendimento de qualidade elevada, os gestos são muito importantes. Não nos comunicamos somente pelas palavras. Mas, junto a elas estão também o olhar, as mãos, e todo o corpo falando. Por isso, nunca fique de costas para uma pessoa, sempre fale de frente e, se possível, sempre olhando em seus olhos. Nada mais desconfortável atendido por alguém que está querendo fazer tantas outras coisas.

3. Concentração

O único foco de quem está atendendo alguém deve ser a pessoa mesma. Qualquer coisa que precise ser feita com urgência, peça um minuto. Porém, nunca fale com alguém em simultâneo, em que anota algo. Muito menos falando no telefone e respondendo mensagens. Para que o atendimento tenha uma qualidade elevada, é  necessário que haja muita concentração em uma coisa de cada vez.

Conclusão

Desde o primeiro momento na clínica, tudo está comunicando algo. Faça a experiência de percorrer todo o caminho de um paciente, pensando como um deles. Isso ajuda muito a pensar em melhorias. Principalmente na sala de espera. Quanto mais preparada e aconchegante ela for, melhor será a avaliação sobre o atendimento ali. A atenção aos detalhes e o planejamento desde o espaço físico, até a contratação das pessoas. Isso é o que faz a diferença e torna esse espaço uma clínica de sucesso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.