Domingo, 26 de Junho de 2022
(99) 98535-1531
Maranhão Alerta

Próximos dias deverão ser de chuva forte no Nordeste, alerta Inmet

Intensidade não deverá ser igual aos temporais do final de maio, mas requerem atenção.

04/06/2022 10h15
Por: Redação Fonte: O Globo
Vista aérea de uma área em Recife, Pernambuco, atingida por enchentes causadas por fortes chuvas. — Foto: CLAUBER CAETANO / PRESIDÊNCIA BRASILEIRA / AFP
Vista aérea de uma área em Recife, Pernambuco, atingida por enchentes causadas por fortes chuvas. — Foto: CLAUBER CAETANO / PRESIDÊNCIA BRASILEIRA / AFP

Chuvas fortes são esperadas para este final de semana no litoral do Nordeste, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) . Os temporais mais deverão ocorrer no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Nessas regiões, as chuvas podem variar entre 50 e 100 milímetros. Em Pernambuco, onde 128 pessoas morreram devido as tempestades no final de maio, o tempo deverá se manter fechado, com pancadas de chuva.

— Essa chuva foi ocasionada por um sistema muito intenso de alta pressão. Ela perdeu um pouco de força entre os dias 28 e 29 de maio e voltou a se intensificar nos últimos dias. Então, devemos ter chuva. Mas não com a mesma intensidade. Sempre preocupa porque o solo já está encharcado, por exemplo — explicou o meteorologista Marcio Cataldi, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Projeções feitas pelo MetSul Meteorologia apontaram por ocorrências de chuvas na mesma região, do norte da Bahia ao Maranhão. A preocupação maior é com Alagoas e Pernambuco - estado já castigado por inundações e deslizamentos de terra nos últimos dias, que deixaram até agora 128 mortos e mais de 9,3 mil desabrigados.

Baseado em modelos de previsão como do Centro Meteorológico Europeu, espera-se precipitação forte a torrencial entre esta sexta e o domingo, mas principalmente durante o sábado, nos litorais desses dois estados.

O sol só deve voltar a aparecer nessas regiões na segunda-feira, embora haja possibilidade de pancadas isoladas típicas da área tropical voltarem na terça-feira. Apenas no decorrer da quarta-feira da semana que vem é que se aguarda a volta à normalidade, principalmente na região de Recife, capital pernambucana.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.