Domingo, 26 de Junho de 2022
(99) 98535-1531
Maranhão Investigação

Secretaria de Saúde investiga caso suspeito da varíola dos macacos em Balsas

Caso suspeito é de um homem que teve passagens pelas cidades de Brasília e Goiânia. Até o momento, o Maranhão não possui nenhum caso confirmado da doença.

18/06/2022 13h29
Por: Redação Fonte: G1 Maranhão
Cientistas dizem que não estamos diante de um problema global da dimensão da Covid-19, porque a varíola dos macacos é mais conhecida dos cientistas e não se espalha tão facilmente — Foto: Getty Images
Cientistas dizem que não estamos diante de um problema global da dimensão da Covid-19, porque a varíola dos macacos é mais conhecida dos cientistas e não se espalha tão facilmente — Foto: Getty Images

A Secretaria Municipal de Balsas, cidade localizada a 810 km de São Luís, está investigando um caso suspeito da varíola dos macacos (Monkeypox). Até o momento, o Maranhão não possui nenhum caso confirmado da doença.

De acordo com a Prefeitura de Balsas, o caso suspeito é de um homem, de 38 anos, que chegou na cidade e apresentou sintomas da doença. Ele teria viajado para Brasília e Goiânia e somente na sexta-feira (17) procurou ajuda médica, após piora nos sintomas.

A Secretaria de Saúde de Balsas afirmou que está tomando todas as providências e cuidados em relação ao caso. O paciente está em isolamento, teve exames coletados e encaminhados para São Luís.

"Prontamente já fizemos uma força tarefa de examinar o paciente, fazer o isolamento desse paciente, isolar os casos que tiveram contato com esse paciente. Então, foi uma força tarefa para a gente conseguir ter resultado e o mais rápido conseguir esse bloqueio. Foi feito esse bloqueio e eu falo para a população, que é somente um suspeito, já coletamos o material suspeito e mandamos para São Luís. Assim que tivermos o resultado, vamos divulgar para a população", disse Raylson Félix, secretário de Saúde de Balsas.

Casos descartados

O Maranhão já notificou e descartou dois casos suspeitos da varíola dos macacos. Os dois casos foram notificados em São Luís. Nessa sexta-feira (17), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou em nota, que um caso foi descartado após o Ministério da Saúde após resultado negativo do exame laboratorial encaminhado para análise.

O caso suspeito, descartado pelos órgãos de saúde, seria de um homem de 30 anos, sem histórico de viagens, que apresentou sintomas correspondentes à doença. O paciente segue em isolamento domiciliar aguardando diagnóstico para o quadro infeccioso.

Sintomas e transmissão

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

"Depois do período de incubação [tempo entre a infecção e o início dos sintomas], o indivíduo começa com uma manifestação inespecífica, com sintomas que observamos em outras viroses: febre, mal-estar, cansaço, perda de apetite, prostração", explica Giliane Trindade, virologista e pesquisadora do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.