A leitura é algo importante na vida do ser humano. Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora na escrita, além de outros benefícios.
Mas isso você já sabe, não é?
Eu particularmente, sou bem eclética quanto a leitura, e leio um pouco de tudo, contudo, minha lista de livros embora seja infinita, procuro, com muito cuidado ser bem seletiva quanto ao que leio.
E minhas dicas não seriam diferentes.
Então prepare-se para uma pequena lista de livros, que na minha opinião, existe uma riqueza de conteúdo que só tem a acrescentar na sua vida.
Nos últimos cinquenta anos, a série de livros de C. S. Lewis transcendeu o gênero da fantasia e se tornou parte da literatura clássica. Em As Crônicas de Nárnia, crianças desempenham um papel central e descobrem o ficcional Reino de Nárnia, um lugar onde há magia, animais falantes e batalhas entre o bem e o mal.
Por trás da fábula de C.S. Lewis, há valores bíblicos e personagens inspirados nas Sagradas Escrituras.
No segundo livro da série, O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, depois de ser traído por uma das quatro crianças trazidas da Inglaterra em plena 2ª Guerra Mundial, o leão, Aslam, sacrifica-se para salvar o desertor: é humilhado e morto em praça pública por uma feiticeira e sua horda de vilões. No terceiro dia, contudo, as duas irmãs encontram seu sepulcro vazio, e são as primeiras a anunciar a ressurreição de Aslam ao povo de Nárnia.
Na despedida entre o leão e a pequena Lúcia, a caçula da turma, Aslam deixa os seguintes dizeres: “No seu mundo eu também existo, mas lá eu tenho outro nome”.
“Se eu encontro em mim desejos que nada nesse mundo pode satisfazer, eu só posso concluir que eu não fui feito para viver aqui”.
Durante a 2ª Guerra Mundial, C.S. Lewis foi convidado pela BBC para explicar a fé cristã de maneira clara e simples. Esse material, veiculado no rádio, deu origem a este livro, um verdadeiro clássico.
Separado em 4 partes, Lewis apresenta tudo que é de mais essencial e profundo na cosmovisão cristã, sem precisar que o leitor tenha cursado Filosofia ou Teologia. Nesta obra, o autor realmente nos mostra que o cristianismo puro é bem simples e que somos nós quem o complicamos.
“Não guarde nada para si. Nada de que você não tenha morrido será ressuscitado dos mortos. Se você buscar a si mesmo, só o que vai encontrar, no fim das contas, é o ódio, a solidão, o desespero, a ira, a ruína e a decadência. Mas, se você buscar a Cristo, acabará por encontra-lo e, junto com ele todas as demais coisas.”
O pastor Maxwel decidi junto com algumas pessoas da sua congregação fazerem um compromisso de fidelidade com Deus. Eles começam, antes de qualquer coisa a si perguntarem, em meus passos o que faria Jesus?
A decisão é gerada logo após um incidente. A mudança em si diz respeito a uma evolução na vida dos personagens, e até mesmo da Cidade que era composta por uma sociedade sombria e entregue ao pecado.
É um livro que ressalta a importância de sairmos do comodismo. E da consciência do quanto ainda precisamos mudar, seja no pensar e no agir, para sermos verdadeiros com nós mesmos e principalmente com Deus.
E você?
Já fez essa pergunta para si mesmo?
Em seus passos o que faria Jesus?
Muita coisa pode mudar se levarmos isso em prática.
Muitas pessoas parecem estar bem exteriormente, mas, por dentro, a alma está em ruínas. O passado delas despedaçou-as, esmagou-as e feriu-as interiormente. Mas elas podem ser curadas, Deus tem um plano, e Isaias 61 revela que Senhor veio para curar o quebrantado de coração. Ele quer curar as vítimas de abuso e das feridas emocionais.
Josy Meyer foi vítima do abuso físico, mental, emocional e sexual quando criança. Contudo, hoje ela tem um ministério internacional de cura emocional para aqueles que sofrem como ela sofreu.
Você aprenderá neste livro com base bíblica:
"O perdão é um dom concedido para aqueles que não o merecem”.
“Sonhos, objetivos, planos... quem não tem? Todos nós temos, e muitos, porém, nem sempre se concretizam, e então, ficamos frustrados. E daí, reclamamos, em alguns momentos até culpamos a Deus por não realizá-los, pois queremos que Deus os concretize, e pronto! Mas, Deus chega e destrói nossos sonhos. Como assim, destrói? Ele é um Deus que abençoa, porque exterminar com meus planos?”.
A reflexão central deste livro é apontar para a necessidade de reconhecer o senhorio de Cristo em nossa vida. Entender que somos escravos submetidos a uma missão que afeta tudo o que somos e fazemos. Um diálogo sobre nosso verdadeiro relacionamento com Deus, nossa real motivação em buscá-lo. Afinal, muitos querem ter o Deus abençoador, mas, não estão dispostos a fazer e aceitar a vontade do Deus das bênçãos.
Assim, a obra aborda que ser um seguidor de Cristo exige renúncia de nossas vontades e sonhos que não condizem com a palavra de Deus
Às vezes, Deus não nos concede o que tanto almejamos porque esse sonho, após realizado, poderá se transformar num pesadelo.
“O ser humano não usa mais sua vontade para viver em harmonia com Deus e o próximo. Ele a usa para satisfazer seus anseios.”
Se gostou da dica. Já curti e comenta.