Chegou a hora! A seleção brasileira estreia hoje, quinta-feira (24), na Copa do Mundo do Catar, contra a enjoada Sérvia. Neymar, Vini Jr, Richarlison e companhia vão entrar em campo a partir das 16h, em um dia recheado de grandes jogos.
Antes do Brasil tem Cristiano Ronaldo em campo para sua quinta e, provavelmente, última Copa pela seleção de Portugal, que tem uma das gerações mais talentosas de sua história. Gana tenta ser a Arábia Saudita da vez. A Celeste uruguaia, com suas estrelas jovens e veteranas, também é atração do dia diante da Coreia do Sul. Suíça e Camarões abrem o grupo do Brasil no primeiro jogo da manhã.
Confira os horários (de Brasília) dos jogos desta quinta-feira:
Apontada como uma das grandes favoritas ao título, a seleção de Tite começa a campanha com uma formação ofensiva. Apesar do mistério do comandante, salvo imprevistos, Vini Jr. será titular e formará o ataque da seleção brasileira com Neymar, Richarlison e Raphinha. Lucas Paquetá entra no meio-campo e faz dupla com Casemiro.
O Brasil não perde uma estreia de Copa do Mundo desde 1934. De lá para cá, foram 16 vitórias e três empates. O plano é começar bem e enfrentar Suíça, no dia 28, e Camarões, no dia 2 de dezembro, com a tranquilidade que algumas das maiores seleções da Copa não terão. O caminho para o título, porém, pode reservar quatro campeões do mundo das oitavas em diante.
Baseada na força física e na artilharia pesada, a seleção da Sérvia poderá contar com o brilho da sua dupla de ataque titular. Mitrovic e Vlahovic somam 102 gols nas últimas duas temporadas por clubes e seleção. O primeiro atua no Fulham, da Inglaterra, e o segundo joga pela Juventus, da Itália.
O técnico sérvio, Dragan Stojkovic, prometeu um time corajoso e em busca do resultado. Ele elogiou o talento e o potencial da formação brasileira com quatro atacantes, mas questionou a proteção da defesa. Disse que a Sérvia não mudará sua forma de jogar e que a marcação homem a homem está descartada.