Este Artigo pretende traçar um paralelo entre tecnologia, ética e espiritualidade, especialmente quanto as aplicações da Inteligência Artificial (IA) cuja aura de Onisciência, Onipresença e Onipotência, por vezes é assustadora.
Enquanto futurista, posso afirmar que praticamente em todas evoluções disruptivas, a IA é a promotora de uma mudança radical que leva a humanidade para um outro patamar de percepção da realidade: sistemas de ralidades imersivas, integração entre centenas de bilhões de sensores (IOTs), viabilidade e funcionamento dos veículos e sistemas autônomos, funcionamento dos satélites e aplicativos de trânsito, precisão das cirurgias robóticas, sistemas de monitoramento e predição de doenças, processamento, garimpagem e tratamento de zilhões de dados, análise de padrões biométricos, visão computacional, análise de moléculas, engenharia genética, formulação de fármacos, desenvolvimento de novos materiais bidimensionais, exploração do Espaço Profundo (corrida espacial), entre muitos, muitos e muito outros.
Desta forma cabe a pergunta para a própria Inteligência Artificial: Como a IA pode ajudar a humanidade a expandir a consciência sutil e essencial?
Veja o que ela respondeu! Sim, a resposta abaixo é de uma ferramenta lançada mundialmente em 01 de Dezembro que rapidamente atingiu 1 milhão de usuários nesta fase de teste. Chama-se ChatGDP da empresa OpenAI que tem entre seus controladores, Transhumanistas como Elon Musk (Tesla, Space X, Twitter, Neuralink etc). Veja a resposta dada em pouco mais de 7 segundos:
“IA e Espiritualidade não estão necessariamente relacionadas, pois a IA é um campo da ciência da computação e da engenharia que se concentra na criação de máquinas inteligentes que podem pensar e agir como humanos. A espiritualidade, por outro lado, é uma crença em um poder superior ou uma conexão com algo maior do que nós mesmos. Dito isto, a tecnologia de IA tem o potencial de ajudar a humanidade de várias maneiras, inclusive nos ajudando a entender e explorar a natureza da consciência. No entanto, se isso levaria ou não a uma expansão da “consciência sutil e essencial” é uma questão de debate e provavelmente dependeria de como a tecnologia é usada.
Uma maneira possível de a IA ajudar nessa área é nos fornecer novos insights sobre o funcionamento da mente humana, o que, por sua vez, poderia nos ajudar a entender melhor a natureza da consciência e sua relação com o mundo físico. Por exemplo, a IA pode ser usada para criar simulações da atividade cerebral que podem nos ajudar a entender os mecanismos subjacentes da consciência ou desenvolver novas técnicas para estudar o cérebro e sua função. Além disso, a tecnologia de IA pode ser usada para criar novas ferramentas e tecnologias que podem nos ajudar a desenvolver e aprimorar nossa própria consciência, como meditação avançada ou aplicativos de treinamento de atenção plena, ou mesmo interfaces diretas de cérebro-máquina que nos permitem controlar nossos pensamentos e emoções. mais precisamente.
No geral, embora a IA e a Espiritualidade possam não estar diretamente relacionadas, a tecnologia da IA tem o potencial de ajudar a humanidade a explorar e expandir nossa compreensão da consciência e a desenvolver novas maneiras de aprimorar e otimizar nossos próprios estados mentais e emocionais”.
Esse poder descritivo, me deixou arrepiado pois os algorítimos estão engatinhando pela via da chamada “Machine learning”(aprendizado de máquina) e mesmo assim a capacidade de “formulação” instantânea aponta para uma imensidão de possibilidades. Como profissionais do texto, redações, escritores, veículos de comunicação, vão lidar com esta tecnologia? Link de Referência: https://openai.com/blog/openai-api/
Ampliemos aqui o “hall” de exemplos das aplicações que nos permitem perceber claramente a presença substancial e permeadora da IA:
Aplicativo Lensa: Sem dar a menor bola para a imensa concessão de uso dos direitos de imagens e acesso aos dados privados, milhões de pessoas se divertem com a “IA dos Retratos”, que elabora dezenas de fotos super produzidas, prontinhas para serem compartilhadas nas redes sociais. Até um certo número limitado o faz gratuitamente. Ou seja, se sua imagem total ou parcial se perder nos mares cibernéticos e for utilizada de forma imoral, não ética, a concessão foi dada.
Midjouney: É uma das Ferramentas que transformam textos em imagens e vídeos impressionantes, de forma instantânea também. Há uma polêmica mundial pois artistas e criadores de conteúdo alegam que as bases de dados utilizam obras autorais que não estão a ser remuneradas, compensadas por fornecerem componentes e partes digitais destas “criações”. O calor aumentou muitíssimo depois que o Concurso de Fotografia da Feira para Artistas Digitais Emergentes, deu a vitória para a Obra: “Teatro da Ópera Espacial”, criada por Jason M. Allen. O problema é que Jason utilizou a IA MidJourney e a gritaria foi geral. Outras ferramentas semelhantes que competem no mesmo mercado: Dall-E da Open AI, Stable Difusion (código aberto), Make a Scene da Meta. Links de Referência: https://bbc.in/3FCLOH5 e https://bbc.in/3WrlVAJ
Veja este artigo na íntegra: clique aqui
Mín. 20° Máx. 39°