Publicidade

Saúde feminina não tira férias

Aproveitar a folga não anula a necessidade do autocuidado. Mas é possível tornar a diversão agradável sem anular os cuidados com a saúde intima.

Mila Pimentel
Por: Mila Pimentel
09/01/2023 às 15h14 Atualizada em 12/01/2023 às 13h46

Com a chegada das férias do início de ano, alguns episódios desagradáveis costumam aparecer e prejudicar a saúde feminina. O fato de aproveitar a folga não anula a necessidade do autocuidado. Mas é possível tornar a diversão agradável sem anular os cuidados com a saúde intima. 

Continua após a publicidade

Dessa forma, é fundamental entender que uma das alterações ginecológicas mais recorrentes em mulheres é a Candidíase, um fungo que já vive em nós, mas quando há um desequilíbrio se propaga em meio a umidade e calor com facilidade. 

Por isso, peças de banho molhada é caminho livre para o Fungo se manifestar já que gosta de umidade. Porém, esse risco acontece quando usamos por muito tempo na praia ou piscina. O mais aconselhável é levar mais de uma peça para que a troca seja feita e assim evitar o uso do biquíni úmido por tempo prolongado.  

Continua após a publicidade

Além disso, usar roupas apertadas no calor torna um ambiente ideal para o Fungo atacar e trazer desconfortos como: coceira e dores vaginal, para urinar e no ato sexual, além de corrimento branco sem odor. O ideal é colocar nas malas roupas leves e ficar sem calcinha no tempo máximo que puder. 

Continua após a publicidade

Outra questão associada ao desequilíbrio na flora vaginal em períodos de férias, é a desorganização nos hábitos alimentares que automaticamente rebaixa a imunidade deixando uma porta aberta para a Candidíase aparecer. Se consumiu muito álcool no dia anterior, já investe na hidratação e frutas para equilibrar e não tornar o corpo vulnerável ao fungo. 

Ah! Não esquece de colocar na mala seu sabonete liquido porque nos hotéis, geralmente, são sabonetes em barra comum. De preferência os líquidos que tenham na composição a Glicerina, aquele mesmo que os bebês usam. Porque sabonetes líquidos neutro ou com Glicerina não alteram a forma natural da sua vagina.

Por falar em sabonete, lidar com calcinhas fora de casa pode ser um problema também porque a tendência é deixá-las no box do banheiro porque não tem onde secar. 

Às vezes soa como praticidade: você está no banho e aproveita o tempo para lavar a calcinha e na volta do passeio na praia já secou para usar. Mas infelizmente essa praticidade pode custar caro, pois, o local não é ventilado, tem alta umidade e a presença de água que pode levar a proliferação de fungos. Escolha um espaço que tenha ventilação para secar suas calcinhas que podem ser lavadas com sabonete líquido de glicerina ou neutro. Não use sabão em pó ou sabonete em barra para lavar calcinhas no hotel ou casa de praia. 

Portanto, é possível se divertir sem deixar de lado os cuidados que minimizam os riscos de desequilibrar o ambiente natural da vagina. Apresentar episódios de Candidíase acontece em quase todas as mulheres, mas com pequenas atitudes no dia a dia é capaz de controlar os efeitos de um Fungo que não tira férias.  

Conheça o instagram: @mila_pimentell

Enfermeira Mila Pimentel 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários