Publicidade

Como descobrir a chave de acesso de uma nota fiscal: 2 dicas

Uma dúvida muito comum é sobre como descobrir a chave de acesso de uma nota fiscal. Confira tudo!

Wagner Santos
Por: Wagner Santos
15/03/2023 às 16h07
Como descobrir a chave de acesso de uma nota fiscal: 2 dicas

A NF-e é um documento de obrigação de toda empresa emitir. Independente da relação ou transação comercial.

Continua após a publicidade

E ela terá de recolher o imposto corretamente, conforme a sua classe.

Ela foi criada com a finalidade de facilitar a operação fiscal e o controle financeiro das empresas.

A criação do número conhecido como chave de acesso neste tipo de documento foi implementada no ano de 2006.

Continua após a publicidade

O que é chave de acesso da NFe?

A chave de acesso na Nota Fiscal eletrônica, corresponde a uma sequência de 44 números. Ela serve para identificar uma nota em específico, e ela está presente em arquivos de formato XML ou em DANFe - Documento Auxiliar de Nota Fiscal eletrônica.

Estes 44 números tem uma série de componentes que o fazem ser utilizados para a sua criação e são eles:

Como é formada a chave de acesso da NFe?

A chave de acesso é formada por diversos itens e pelos seguintes dados:

Continua após a publicidade
  • CNPJ da empresa;
  • Código da UF da empresa emitente da NFe;
  • O ano e o mês da emissão da NFe;
  • O número da série da NFe;
  • O modelo da NFe;
  • A forma de emissão;
  • O número da NFe;
  • O dígito verificador da chave de acesso da NFe;
  • O código numérico da chave de acesso.

Outra coisa que existe é a chave de acesso da DANFe. E para isso, pode-se conseguir assim, descobrir uma chave de acesso.

Como descobrir a chave de acesso de uma nota fiscal?

Como você pode ver, até aqui você aprendeu o que é uma chave de acesso de uma DANFE.

E existem 2 formas de se conseguir ou descobrir a chave de acesso de uma nota fiscal, e são elas:

Peça ao seu fornecedor

Em todos os tipos de transações comerciais legítimas, são emitidos duas cópias da Nota Fiscal. Uma fica com você comprador, e a outra fica com o vendedor. Conforme mencionado anteriormente, a chave de acesso fica localizada no documento fiscal, ou na DANFe.

Sendo assim, a primeira maneira de você conseguir a chave de acesso de uma nota fiscal é solicitando o código de 44 dígitos para o seu fornecedor. Se você perdeu sua nota, poderá pedir para ele verificar na via.

Para que você consiga ter acesso a estes números, terá de ter uma boa relação com a empresa que você tem como fornecedor. E isso irá depender da boa vontade deles, principalmente porque este código não é de obrigação dele conceder novamente.

Porém, se você precisar conseguir o código de uma NFe recente, terá de fazer um procedimento bem simples. Basta consultar no site da SEFAZ referente à pessoa física ou jurídica sua. Mas, se a nota tem mais de 5 anos, as coisas ficam mais difíceis, precisando da boa vontade deles.

Consulte o portal da Secretaria de Fazenda Estadual ou Municipal

Se você não quiser encher o saco dos seus fornecedores, existe uma forma que é consultando através da Secretaria da Fazenda do seu estado, para produtos de comércio e indústria. Ou na secretaria da fazenda do seu município, caso seja nota de prestação de serviço.

Sendo assim, procure entrar no site da Sefaz e cadastre-se para conseguir ver todos os assuntos relacionados a notas fiscais. Mas, o procedimento de emissão poderá variar de acordo com a forma de trabalho da secretaria da sua região.

Cada uma delas tem um sistema próprio, sendo elas responsáveis por armazenar as notas e números de chaves de notas de todos. Mas, para isso, muitas acabam por pedir o certificado digital, e isso faz com que haja uma atraso neste procedimento.

Se você precisar descobrir mais de uma nota, deverá consultar uma por uma. E isso demandará muito tempo. Como você pode ver, o processo de descobrir a chave de uma nota não é fácil, é trabalhoso e custoso.

Você terá de pesquisar dentro do site de cada uma das secretarias da fazenda referente ao produto ou serviço tomado, e assim, conseguir emitir uma por uma. Os sistemas não facilitam essa pesquisa, e faz com que notas com mais de 5 anos sejam inviáveis de serem emitidas.

Dessa forma, se você conseguir postergar este trabalho, ou conseguir pegar com o seu fornecedor, estará ganhando um tempo precioso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários