Muitas pessoas se empolgam com o mercado de ações. Assim, é grande a procura por como comprar ações de empresas e grandes companhias.
O interesse no assunto é grande por muitas pessoas. Mas muitas delas deixam de lado por achar complicado ou por ser "arriscado".
Sendo assim, as pessoas estão cada vez mais com os olhos abertos em relação a investimentos na Bolsa de Valores. E pode acreditar, o ato de comprar ações hoje em dia é tão seguro quanto antigamente, desde que seja feito da forma correta.
Quando uma empresa abre capital, ele é dividido em muitas partes, milhões até. E cada parte dessa empresa se chama ações. Quando ela é aberta, as ações passam a ser compradas e pertencem aos empreendedores que se tornam pequenos sócios.
Em muitos casos, algumas empresas procuram negociar somente uma parte na bolsa de Valores. E os investidores podem comprar ou vender. Normalmente estes papéis são a terceira parte, e os que têm o maior número de papel se tornam acionistas.
Quando uma empresa abre ações para serem compradas, elas procuram fazer com que os investidores tenham ganhos nos seus lucros. E isso faz com que as empresas anualmente passem a distribuir dividendos entre eles, ou seja, sua parte de sociedade nos resultados devido a ações.
Estes investidores são pagos segundo a proporção de número de ações (papéis) que cada um deles tem da empresa em questão. Mas, existem outras formas de se ganhar com a bolsa, principalmente com a valorização das ações.
Essas ações podem variar com as cotações diversas do mercado, e com os movimentos econômicos do país. O negócio aqui é comprar ações a preços baixos e depois se desfazer delas mais a frente quando elas estiverem com um preço maior.
Existem 4 principais e diferentes formas de se comprar ações, e são elas:
Quer saber como cada uma delas funciona? Vamos lá!
Esta é a principal forma, é onde se compra ou faz aquisição de empresas, ou seja, se compra ações delas.
Nesta modalidade, você escolhe o título da empresa que quer comprar, e paga por isso. E o seu investimento ficará sobre o controle da sua estratégia de investimentos.
Os fundos de investimento são uma organização feita por uma empresa de vários investidores contidos nela. Onde cada um dos participantes pode adquirir uma cota do fundo. E ele é administrado por um gestor.
E cada um dos investidores do fundo se torna dono de uma parte dele. A analogia é simples, você ao comprar se torna dono de um "apartamento" e o gestor é o síndico. Quando se investe em um fundo, procura sempre aumentar o capital nele, para que ele possa fazer os investimentos.
Quando essas aplicações feitas pelo gestor têm lucros, ela é distribuída entre todos os participantes do fundo. Essa divisão se dará de acordo com o percentual de que cada um tem direito no total aplicado dentro desse fundo e das cotas.
Uma das principais vantagens de se comprar fundo de investimentos é que todas as despesas decorrentes de corretagem e custódia são diluídas entre todos. Mas, a principal desvantagem é que você não pode opinar na escolha dos ativos a serem investidos, pois essa responsabilidade é do gestor.
Quando você compra uma ETC, basicamente você está comprando uma cesta com diversas ações de uma vez só. Essa é uma excelente alternativa para pessoas que querem sempre ter rentabilidade, porém, não tem tempo para estar acompanhando as oscilações do mercado.
A principal vantagem deste tipo de modalidade é que ela é feita com segurança e diversificação. Os custos são bem baixos e podem trazer maiores rentabilidades. Porém, ela não é vantajosa quando o investimento é muito pequeno.
Principalmente porque as taxas podem comprometer os lucros. A desvantagem neste tipo de investimento é que você não pode opinar nos investimentos. Os gestores deles podem por exemplo escolher onde o dinheiro vai ser aplicado, e você não.
Se está com medo de começar neste mercado comprando ações fracionadas, procure investir em ETF's. Este é um bom caminho para quem está iniciando a jornada na Bolsa de Valores.