O Brasil tem um dos maiores mercados de cosméticos de todo o mundo e tem apresentado crescimento por anos seguidos. De acordo com dados de 2021 disponibilizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o brasileiro gasta mais com beleza do que com comida – inclusive, as vendas de cosméticos crescem aproximadamente 13% ao ano.
Maquiagem, itens de cuidado com a pele, cremes, higiene pessoal… a quantidade de opções de produtos do mercado de cosméticos no Brasil é enorme. Mesmo com desempenho muito significativo, o mercado segue em constante evolução e investimentos em inovação e tecnologia.
Por estar em franca ascensão, empreender no mercado de cosméticos é uma excelente opção para quem busca iniciar um negócio ou mesmo expandir sua carteira de negócios. Contudo, é importante ter preparo para empreender, já que o mercado é competitivo.
A tarefa primordial para quem quer empreender no mercado de cosméticos é escolher o produto ideal, pois uma boa escolha está totalmente ligada ao sucesso do seu novo negócio. Veja algumas dicas para te ajudar a escolher o produto que pretende comercializar:
Em um mercado tão diversificado, é muito importante definir um nicho para focar suas energias. Produtos que tenham um apelo sustentável e de preservação do meio ambiente, ou veganos, por exemplo, tem uma ótima aceitação do público em geral e são uma ótima opção de nicho para iniciar seu negócio no mundo dos cosméticos.
É impossível ter um bom resultado se você não souber quem é o seu público potencial. Entenda quais são as necessidades do público que você quer alcançar e invista em produtos que atendam essas expectativas.
A terceirização de cosméticos é uma opção muito interessante para quem não dispõe de capital suficiente para realizar investimentos em pesquisa e desenvolvimento, ou mesmo se o foco não for o desenvolvimento do produto, mas apenas criar e desenvolver uma boa estratégia de venda.
Dentre as vantagens de terceirizar a produção estão:
- Redução dos custos: A terceirização da produção pode ser uma opção muito mais econômica, caso você não queira atuar diretamente no desenvolvimento do produto. Desta forma, não é necessário investir em infraestrutura, pesquisa, desenvolvimento e matéria-prima.
- Focar nas vendas: Terceirizar a produção, te permitirá empenhar toda a energia em desenvolver uma boa estratégia de venda e de gestão do seu negócio, itens cruciais para o sucesso de qualquer negócio.
- Flexibilidade: Com a terceirização é possível aumentar a gama de produtos ofertados, sem a necessidade de ampliar estrutura ou contratar mais funcionários.
Vale lembrar que a terceirização demanda um bom relacionamento com a empresa contratada. Também é necessário analisar rigorosamente se a empresa oferece a qualidade esperada e se cumpre todas as regulamentações impostas pelos órgãos competentes.
Mín. 20° Máx. 39°