Quando ocorre um problema, saber como saber se a geladeira queimou é muito importante para acionar uma assistência técnica.
Um medo que muitos brasileiros têm é de descobrir que a sua geladeira queimou, afinal, isso significa que custos inesperados irão impactar no bolso.
Quando a geladeira para de gelar, um dos primeiros pensamentos é justamente o de que o motor queimou e será necessário mandar o eletrodoméstico para o reparo ou ainda comprar uma nova.
Como é um aparelho fundamental nas residências para manter determinados alimentos na temperatura adequada, não dá para ficar sem uma geladeira.
Sendo assim, ao perceber alguns barulhos estranhos ou que ele não esfria como se espera, é hora de procurar entender o que aconteceu.
Caso você tenha dúvidas sobre qual o real problema e não tem certeza de que ele é no motor da geladeira, vale a pena conferir possíveis outras causas.
A partir da exclusão delas, ficará mais claro que o problema é realmente que o motor queimou.
Aqui neste conteúdo, vamos explicar tudo o que é preciso para você saber se realmente foi a geladeira que queimou ou se é outro problema menos grave que está impactando seu funcionamento. Acompanhe!
Como explicamos anteriormente, antes de você chamar um técnico ou pensar em comprar uma nova geladeira, é muito importante entender quais problemas podem estar afetando o aparelho.
Isso porque não é muito fácil identificar se o problema foi o motor que queimou, então a dica é realizar a identificação do problema a partir da eliminação das outras possibilidades.
E quais são os problemas que podem levar a geladeira a não funcionar adequadamente? Vamos mostrá-los a seguir!
Um ponto que você precisa considerar para saber se o problema na sua geladeira é ou não o motor queimado é se há defeito no termostato.
Caso a geladeira não esteja gelando como esperado, a dica é que você veja se o termostato encontra-se na temperatura certa.
Isso porque pode acontecer dele estar desajustado em uma temperatura que não seja fria o bastante para gelar o interior do aparelho, ou ainda que o próprio termostato não esteja com seu funcionamento correto.
Para entender se esse é o problema, você deve mexer na temperatura da geladeira e observar como ela vai reagir.
Fique atento também para aqueles dias com temperaturas mais elevadas ou ainda com a abertura excessiva da porta da geladeira, como quando há muitas pessoas na sua casa.
Se você perceber que o defeito é no termostato, vale a pena chamar um técnico especializado no conserto de geladeiras.
Mais um problema que pode estar ocorrendo em sua geladeira e que você pensa que foi o motor dela que queimou é o vazamento de gás.
Ao perceber que a geladeira está fazendo barulho quando o motor está funcionando, mas o interior não é refrigerado, esse pode ser um problema de vazamento de gás.
Esse gás é fundamental porque permite que a geladeira possa acontecer, sendo que para solucionar o problema é necessário saber qual é o ponto do vazamento, cobrir ele e então fazer a reposição do gás que foi perdido.
Sempre faça isso com o auxílio de um técnico em reparo de geladeira especializado, evitando maiores problemas.
Um outro problema que a sua geladeira pode estar enfrentando é justamente a falta da vedação adequada da borracha da porta.
Esse possível problema deve ser verificado depois de você observar que o termostato está funcionando perfeitamente.
É necessário sempre avaliar a questão da vedação correta na porta da geladeira, para que se troque a borracha com defeito se necessário.
Entretanto, se a borracha está em perfeito estado, e o problema não é nenhum dos outros citados, vai ficando claro que talvez o problema seja que o motor da geladeira queimou.
A primeira coisa é verificar se o que está acontecendo com a sua geladeira não tem nada a ver com qualquer dos outros problemas mostrados anteriormente.
Se não é questão de vazamento de gás, de vedação da borracha da porta ou do termostato, então talvez seja mesmo o motor da geladeira que queimou.
É hora de verificar de vez se o problema é realmente o motor que acabou queimando e não permite que a geladeira funcione.
Comece verificando se a tomada em que a geladeira está ligada realmente funciona, ou se aconteceu algum tipo de curto ou ainda se a voltagem dela é a mesma do eletrodoméstico, etc.
Se você verificou tudo isso e viu que a geladeira ainda não está funcionando, então é praticamente certo o diagnóstico de que o motor dela queimou.
Não há como dar um atestado oficial sem chamar um especialista, que poderá dizer se realmente a questão central foi o motor.
Além disso, esse profissional de reparo de geladeira poderá também ajudar você a entender se o melhor é consertar o motor ou trocá-lo por uma nova peça, ou ainda se será necessário comprar um novo eletrodoméstico.
Se esse for o último caso, é bom você preparar-se para poder adquirir um novo equipamento, pois não há como sua casa ficar sem ele.
Já se o problema for com o motor e der para consertar, vai ser ainda melhor, pois os custos serão menores.
Por outro lado, se for preciso trocar a peça e a sua geladeira já não é nova, pode acabar pesando no bolso a compra de um motor novo no aparelho.
Portanto, o melhor a se fazer é sempre contar com a opinião de um especialista em geladeiras para entender qual decisão tomar.
Como você pode ver aqui, muitas pessoas preocupam-se em saber se a geladeira queimou ou se é algum outro problema, para entender qual será o tamanho do prejuízo no conserto ou compra de um novo produto.
Neste texto, mostramos a você o que é preciso analisar antes de entender se a geladeira queimou, mas mais ainda, sempre contar com a opinião final de um especialista em reparo de geladeiras para saber qual caminho seguir.