Aos 27 anos, Silvestre Lima Gomes, natural de Coroatá, está à frente da Atom Barbearia, um empreendimento que se destaca não apenas pela qualidade dos serviços, mas também pela maneira inovadora de atrair e fidelizar clientes. Apaixonado pelo que faz e casado, Silvestre compartilhou com o portal Coroatá Online, em uma entrevista, a sua trajetória e as estratégias que transformaram sua barbearia em um sucesso.
Silvestre começou sua carreira na área de barbearia há uma década e, em 2016, fundou a Atom Barbearia. "Criamos a primeira barbearia por assinatura e a única que trabalha somente por agendamento", destacou. A visão inovadora de Silvestre não parou por aí.
— Coroatá (@CoroataOnlineMA) June 5, 2024
Sempre apaixonado por humor e cinema, Silvestre encontrou uma forma criativa de promover sua barbearia. "Quando gravo um vídeo para a barbearia, tento alinhar os dois. Vi que minha barbearia era muito sofisticada, porém ainda não era bastante conhecida e encontrei no humor uma maneira de divulgar meu trabalho", explica. A estratégia deu tão certo que 95% dos clientes da Atom Barbearia vêm de outros bairros da cidade.
Os vídeos engraçados não apenas atraem novos clientes, mas também aumentam o engajamento e a fidelidade. Silvestre acredita que a chave para isso é a qualidade do serviço. "O trabalho tem que ser excepcional. Não adiantaria trazer clientes se o trabalho fosse ruim. Como os vídeos são feitos por nós mesmos, é porque realmente somos muito bons e fazemos comédia de um jeito leve, sem denegrir a imagem de ninguém. Nosso principal objetivo é fazer as pessoas felizes, e os clientes acabam se convertendo de maneira natural", comentou.
Para Silvestre, lidar com haters faz parte do processo. "Já sabia que seria alvo de haters, que infelizmente insistem, mas não ligo para isso. Quando se tem a intenção nobre de fazer as pessoas felizes, mesmo às vezes sendo obrigado a deixar a vaidade de lado, as outras coisas são acrescentadas naturalmente", afirma.
Ao refletir sobre os desafios enfrentados, Silvestre relembra o preconceito inicial. "Quando iniciei, tinha muito preconceito, ninguém da minha idade queria ser barbeiro. Hoje, a profissão se popularizou", celebra.
A personalidade e o humor do jovem desempenham um papel crucial na construção da marca da Atom Barbearia. "Como sou eu mesmo que faço o roteiro e tudo, eu realmente sou assim. Quando o cliente chega na barbearia, encontra um ambiente super descontraído, o que deixa o cliente bem mais à vontade", diz.
Pensando no futuro, Silvestre quer expandir sua missão de espalhar felicidade. "Encontrar mais pessoas que queiram levar a ideia de fazer mais pessoas felizes. Já existe muita gente ruim nesse mundo. Devemos ser como uma luz na escuridão".
Para outros empreendedores que consideram incorporar conteúdo humorístico em suas estratégias de marketing digital, Silvestre revelou um dos segredos para que o negócio dê certo: "Quando iniciei, ninguém fazia isso. Hoje, muitos já abriram os olhos para isso, inclusive a concorrência. Me sinto bastante feliz por ter sido o start para muitos. Mas a maior dica é: faça com amor. Se fizer qualquer vídeo sem sentimento, sem amor, o público percebe o que é forçado e o que é transparente".
Silvestre Lima Gomes é um exemplo de como a autenticidade e a inovação podem transformar um negócio local. Sua abordagem única, que mistura humor e excelência no serviço, conquistou não apenas clientes, mas também admiradores, mostrando que é possível fazer a diferença com um sorriso no rosto.
Mín. 21° Máx. 39°