Especialistas em desastres naturais alertam que o Japão pode sofrer um “megaterremoto” muito perigoso e que poderia fazer milhares de vítimas. Não significa que seja iminente, mas que a população precisa se preparar.
De acordo com a Associação Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), esse é o primeiro aviso do tipo com as novas regras adotadas após o desastre de 2011, com terremoto e tsunami que causou um acidente nuclear e matou cerca de 18,5 mil pessoas.
O alerta da associação diz que “se um grande terremoto ocorrer no futuro, fortes tremores e grandes tsunamis serão gerados”.
“A probabilidade de um novo grande terremoto é maior do que o normal, mas isso não é uma indicação de que um grande terremoto definitivamente ocorrerá durante um período específico de tempo”, continua a nota.
As análises foram feitas na região do Nankai Trough: uma área de 800 km de extensão que envolve duas placas tectônicas no Oceano Pacífico. Lá, há terremotos com magnitude de até 9 pontos a cada um ou dois séculos.
Fique por dentro do que acontece em Coroatá, região e muito mais. Siga o perfil do Coroatá Online no Instagram.
Mín. 21° Máx. 39°