Publicidade

Cientistas alertam Japão para “megaterremoto”. O que isso significa?

Um “megaterremoto” no Japão significaria a morte de milhares de pessoas, por isso, cientistas preparam população com antecedência

Redação
Por: Redação
09/08/2024 às 08h00
Cientistas alertam Japão para “megaterremoto”. O que isso significa?
James Matsumoto/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Especialistas em desastres naturais alertam que o Japão pode sofrer um “megaterremoto” muito perigoso e que poderia fazer milhares de vítimas. Não significa que seja iminente, mas que a população precisa se preparar.

Continua após a publicidade
  • Canal do whatsapp: receba as notícias em primeira mão. Clique aqui!

De acordo com a Associação Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), esse é o primeiro aviso do tipo com as novas regras adotadas após o desastre de 2011, com terremoto e tsunami que causou um acidente nuclear e matou cerca de 18,5 mil pessoas.

O alerta da associação diz que “se um grande terremoto ocorrer no futuro, fortes tremores e grandes tsunamis serão gerados”.

“A probabilidade de um novo grande terremoto é maior do que o normal, mas isso não é uma indicação de que um grande terremoto definitivamente ocorrerá durante um período específico de tempo”, continua a nota.

Continua após a publicidade

As análises foram feitas na região do Nankai Trough: uma área de 800 km de extensão que envolve duas placas tectônicas no Oceano Pacífico. Lá, há terremotos com magnitude de até 9 pontos a cada um ou dois séculos.

Fique por dentro do que acontece em Coroatá, região e muito mais. Siga o perfil do Coroatá Online no Instagram.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários