Publicidade

Como documentar sua experiência de intercâmbio em um blog

Além de ter um local para recordar todas as experiências incríveis que você viveu durante o intercâmbio, um blog sobre o assunto ainda ajuda várias outras pessoas que estão pensando em fazer um intercâmbio mas não sabem nem por onde começar

Redação
Por: Redação
11/09/2024 às 10h22
Como documentar sua experiência de intercâmbio em um blog
Imagem sugerida (sem direitos autorais)

Vai fazer um intercâmbio e quer saber como documentar sua experiência em um blog? Então o nosso conteúdo pode te ajudar, pois vamos te dar várias dicas bem legais sobre como você pode fazer isso.

Continua após a publicidade

Além de ter um local para recordar todas as experiências incríveis que você viveu durante o intercâmbio, um blog sobre o assunto ainda ajuda várias outras pessoas que estão pensando em fazer um intercâmbio mas não sabem nem por onde começar.

Então, confira até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você e fique por dentro de como documentar sua experiência de intercâmbio em um blog!

Separe tudo em tópicos

A primeira dica de como documentar sua experiência de intercâmbio em um blog é literalmente criar a estrutura do seu blog, e uma ótima forma de fazer isso é por tópicos.

Continua após a publicidade

Por exemplo, visitou um lugar que achou muito interessante e quer falar sobre a experiência? Então uma opção é separar um tópico onde você vai falar apenas sobre os lugares que visitou durante o intercâmbio.

Essa é uma forma não só de deixar o seu blog organizado como também de facilitar a leitura de assuntos específicos pelos visitantes do seu blog.

Documentação

Um dos maiores desafios para quem está pensando em fazer um intercâmbio é justamente entender como funciona a documentação de um intercâmbio, uma vez que ela varia de acordo com os países.

Continua após a publicidade

Então, uma forma de documentar a sua experiência de intercâmbio em um blog é justamente falar sobre os desafios que você passou na hora de fazer a sua documentação e como você superou esses desafios.

Dessa forma, você não só vai conseguir se lembrar de tudo que passou antes de conseguir embarcar, mas também vai ajudar outras pessoas que estão enfrentando os mesmos desafios.

E uma dica: se você fez seu intercâmbio com uma agência de intercâmbios, uma opção para conseguir monetizar o seu blog é fazer uma parceria de negócios com essa agência.

Informações úteis sobre o destino

Outra forma de documentar sua experiência de intercâmbio em um blog e ainda ajudar outras pessoas é dar informações úteis sobre o destino. Por exemplo, durante o seu intercâmbio você percebeu um sério problema em uma estação do transporte público da cidade em que ficou hospedado.

Para ajudar outros intercambistas, você pode falar sobre esse problema, bem como uma solução para quem vai precisar passar por esse local ou então uma sugestão de rota.

Outras informações úteis que você pode dar para outros intercambistas no seu blog são dicas de aplicativos úteis, locais onde encontrar mercados ou restaurantes brasileiros e etc.

Ou seja, tudo que você achar que é uma informação útil que você descobriu durante o seu intercâmbio pode ir parar neste tópico.

Opções de lazer e pontos turísticos

Uma ótima forma de documentar sua experiência de intercâmbio em um blog é falando sobre todas as opções de lazer e os pontos turísticos que você visitou durante sua estadia. Isso porque, com isso, você vai se lembrar de cada local e ainda vai ajudar outras pessoas que querem conhecer os mesmos lugares.

Sabe aquela trend de expectativa X realidade? Você pode usar o seu blog para falar das diferenças entre a expectativa e a realidade dos lugares que você conhecer, principalmente aqueles que são muito famosos mas que acabam decepcionando. 

Por outro lado, você pode dar dicas de locais que você não esperava muito e acabaram te surpreendendo, recomendando que os visitantes do seu blog visitem esses locais. 

Dicas diversas

Outra forma de documentar sua experiência de intercâmbio em um blog é dando dicas diversas que podem tornar a vida de outros intercambistas mais fácil. Por exemplo, muita gente é pega de surpresa com o clima e com a temperatura do destino, então falar sobre o assunto é uma ótima opção.

Além disso, você pode dar dicas de como preparar as malas de acordo com o destino e coisas muito importantes que o intercambista precisa levar, como remédios de uso contínuo, pares extras de lentes de contato e etc.

Outras dicas que serão muito úteis para documentar no seu blog são relacionadas às diferenças de cultura e como o intercambista de primeira viagem pode se preparar de antemão.

Grave vídeos

Os vídeos são uma ótima forma de documentar sua experiência de intercâmbio em um blog e ainda te ajudam a ter tudo gravado para se lembrar de tudo que viveu. A publicação de vídeos SEO requer um pouco de conhecimento na área técnica de criação de conteúdo para aparecer nos mecanismos de buscas, mas é uma forma bem direta de mostrar para os visitantes do seu blog algo interessante, como a forma de se locomover pelas estações de trem em Nova York ou Londres.

Além de poder publicar seus vídeos no seu blog, você pode fazer versões menores para postar nas suas redes sociais, ajudando a aumentar o nível de visitantes e até mesmo possibilitar que você comece a monetizá-lo.

Tenha boas fotos

A última dica de como documentar sua experiência de intercâmbio em um blog é tendo boas fotos para mostrar. Isso porque, com fotos vai ser muito mais fácil relembrar tudo que viveu durante o seu intercâmbio e ainda vai deixar mais fácil explicar para os visitantes do seu blog tudo que você experimentou.

Além disso, boas fotos vão deixar o seu blog e as suas redes sociais muito mais bonitas e interessantes, atraindo mais visitantes e facilitando a monetização do mesmo.

Agora você já sabe como documentar sua experiência de intercâmbio em um blog. Então que tal criar o seu blog agora mesmo e começar a falar sobre tudo que viveu nessa experiência inesquecível?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários