Nesta sexta-feira (13), a Polícia Federal divulgou a identidade do homem preso com R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) em espécie no estacionamento do Teresina Shopping. O indivíduo foi identificado como Manuel de Jesus do Nascimento e Silva Neto, de 25 anos, proprietário do Frigorífico Costelão, localizado no bairro Vale Quem Tem, em Teresina. Na ocasião da prisão, Manuel alegou ser corretor de veículos.
A prisão ocorreu após uma denúncia anônima que alertou sobre o transporte de uma grande quantia em dinheiro sacada da agência do Banco do Brasil no shopping. Agentes da Polícia Federal acompanharam a movimentação e abordaram Manuel, que estava com duas mochilas pretas cheias de cédulas. Ele não conseguiu explicar a origem ou o propósito do dinheiro.
Durante a operação, também foi abordado o motorista Igo Santos Soares, que dirigia um Toyota Etios, cor branca, e estava previsto para transportar o dinheiro. Igo informou que o policial militar Fabrício Ronyere de Moura Soares, contratado para garantir a segurança do transporte, estava envolvido na operação.
Manuel de Jesus foi levado à sede da Polícia Federal, onde prestou depoimento formal à delegada Milena Soares de Sousa Caland, da Delegacia de Direitos Humanos e Defesa Institucional. Sem conseguir justificar a origem do dinheiro, Manuel foi autuado por lavagem de dinheiro e associação criminosa, optando por permanecer em silêncio.
A Polícia Federal investiga a origem do dinheiro e seu possível vínculo com atividades ilícitas. O delegado José Nunes afirmou que a investigação também analisará qualquer relação com o material de campanha do candidato a vereador Roberto Silva de Oliveira, encontrado com o dinheiro apreendido. Segundo a delegada Milena Caland, a falta de lastro patrimonial de Manuel dificulta a justificativa para a movimentação da quantia. As investigações continuam.
Mín. 21° Máx. 40°