Um homem foi vítima de um golpe envolvendo falsos funcionários bancários que entram em contato direto com as vítimas se passando por representantes de instituições financeiras. Esse tipo de golpe, cada vez mais comum, consiste em solicitar informações pessoais e bancárias para supostos cancelamentos de transações fraudulentas.
Neste caso, o cidadão registrou um boletim de ocorrência após ser abordado por alguém que se identificou como funcionário de uma conhecida agência bancária de atuação nacional. O suposto funcionário informou ao cidadão que um empréstimo em seu nome havia sido aprovado e que, para cancelá-lo, ele precisaria fornecer dados bancários e realizar uma transferência via Pix. Em posse dos dados, o criminoso conseguiu transferir R$ 13.199,00, conforme comprovado por um extrato bancário apresentado pela vítima.
Além disso, os golpistas tentaram aplicar um segundo golpe, desta vez utilizando o nome de outra instituição bancária. Eles questionaram a vítima sobre uma possível portabilidade de crédito de R$ 5.000,00. Contudo, após perceber a fraude, o cidadão e sua família cortaram o contato.
Ao se dar conta do golpe, a vítima foi até uma delegacia para registrar a ocorrência e agora aguarda uma resposta das autoridades. Infelizmente, esse tipo de crime é difícil de ser revertido, e o cidadão foi orientado a buscar o banco para verificar as possibilidades de reembolso.
As autoridades alertam que nenhuma instituição bancária realiza ligações para clientes pedindo informações pessoais ou transferências. Caso você receba um contato suspeito, desconfie e procure uma delegacia de polícia para registrar a ocorrência.