Na manhã desta segunda-feira (16), a Polícia Civil do Maranhão realizou uma operação contra o influenciador digital Marcos Alencar Filho, por realizar rifas ilegais, enganar os consumidores sobre a destinação do dinheiro das rifas, assim como ocultação de bens, dentre outros crimes. A ação foi realizada no município de Santa Inês-MA.
A operação, que cumpriu mandados de busca e apreensão, resultou no sequestro de bens avaliados em R$12 milhões. A polícia identificou um galpão na Vila Militar, na BR-316, onde armazenavam os prêmios das rifas e gravavam os vídeos promocionais.
O influenciador digital está sendo investigado por crimes como lavagem de dinheiro. De acordo com as investigações, ele usava autorizações falsas para promover rifas como se fossem títulos de capitalização legais, enquanto ocultava os valores arrecadados por meio de uma entidade de assistência social.
Além do bloqueio de contas bancárias no valor de R$12,7 milhões, o suspeito está proibido de deixar o país, com a entrega de seu passaporte e restrição de mudança de endereço. Além disso, a justiça bloqueou ainda as redes sociais, utilizadas para divulgar as rifas.
As investigações continuam para identificar outros membros do grupo criminoso, incluindo pessoas em outros estados. De acordo com a polícia existe uma possível conexão com uma entidade filantrópica e uma capitalizadora envolvidas no esquema.
O delegado-adjunto do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), Pedro Adão, afirmou que as investigações prosseguem com o objetivo de identificar todos os envolvidos.