Publicidade

SES orienta que população suspenda uso da água do Rio Tocantins por riscos à saúde

A SES orienta a suspensão do uso da água para consumo, banho, pesca ou atividades recreativas até que as autoridades confirmem a segurança da água.

Redação
Por: Redação
28/12/2024 às 10h19
SES orienta que população suspenda uso da água do Rio Tocantins por riscos à saúde
Imagem: reprodução

Recomendações emitidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta sexta-feira (27), orientam a população residente nas proximidades do Rio Tocantins, a suspender o uso da água do rio para consumo, banho, pesca ou atividades recreativas até que as autoridades confirmem a segurança da água.

Continua após a publicidade

Ainda segundo as recomendações da SES, as pessoas devem evitar qualquer contato direto com a água ou substâncias químicas na região afetada, pois pode haver riscos graves à saúde.

As medidas visam proteger os moradores contra riscos à saúde e minimizar os impactos do acidente, devido ao desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conecta os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).

A investigações preliminares apontam que os parâmetros de potabilidade continuam dentro dos valores permitidos pela legislação vigente, contudo, é necessário que a população adote algumas medidas preventivas.

Continua após a publicidade

As recomendações são especialmente dirigidas às comunidades afetadas nos municípios maranhenses, como: Estreito, Porto Franco, Campestre, Ribamar Fiquene, Governador Edison Lobão, Imperatriz, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca.

Análise da água

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), informou que ainda não há informações sobre o rompimento das embalagens dos produtos químicos. Segundo a Agência, os galões estão envolvidos em microfilme e que, por isso, essas embalagens podem ter permanecido intactas.

Além disso, a ANA informou que as primeiras análises da qualidade da água não constataram alterações significativas. A avaliação se limita a impactos imediatos de possível derramamento de ácido sulfúrico. A Agência pontuou ainda que as análises de qualidade de água para defensivos agrícolas é mais complexa e que os resultados dessas análises devem estar disponíveis a partir da próxima segunda-feira (30).

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários