Publicidade

‘Café com Notícias’ aborda projeto de combate à violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas

Em entrevista no programa, o coordenador pedagógico da Escol do Legislativo do Maranhão, Efraim Soares, detalhou todos os passos do projeto, decorr...

Redação
Por: Redação Fonte: ALEMA
01/07/2025 às 12h39
‘Café com Notícias’ aborda projeto de combate à violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas
Elda Borges recebeu o coordenador pedagógico Efraim Soares, no programa desta terça-feira

Agência Assembleia / Fotos Miguel Viegas

Continua após a publicidade

O programa Café com Notícias desta terça-feira (1º), entrevistou o coordenador pedagógico da Escola do Legislativo do Maranhão, Efraim Soares, que falou sobre o projeto de combate à violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas, em especial na Creche-Escola Sementinha mantida pelo Gedema (Grupo de Esposas dos Deputados do Estado do Maranhão), da Assembleia Legislativa do Maranhão.

As ações são decorrentes da Lei Nº 12.311, de autoria da deputada estadual Janaína, que trata do Projeto Escola Informada, cujo objetivo é fortalecer a luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas. O projeto-piloto foi iniciado na Creche-Escola Sementinha.

“Fizemos o projeto-piloto na Creche-Escola Sementinha, em três fases, sendo a primeira com a formação de professores; a segunda, foi reunião com os pais para tratarmos sobre o tema; e a terceira, uma atividade lúdica com os alunos para orientá-los a identificar e se proteger de eventuais situações de abuso”, explicou o coordenador.

Continua após a publicidade

Efraim Soares explicou, ainda, que a capacitação trouxe ferramentas para que os professores pudessem identificar possíveis vítimas de violência sexual infantil nas escolas e buscar o diálogo com a família, além de denunciar aos órgãos competentes.

“Iniciamos a quarta fase do projeto, que é a capacitação de professores da rede estadual de ensino, com profissionais da área para desmistificar o tema; explicar que educação sexual não é erotização da criança, é prevenir uma possível situação de violência; como devem proceder e a necessidade de notificação aos órgãos responsáveis”, finalizou o coordenador.

A entrevista pode ser acompanhada na íntegra por meio do link

Continua após a publicidade

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários