Servidores dos Centros Socioeducativos da região Tocantina participaram, na última semana, de novas edições do processo de qualificação. A ação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), teve como foco as áreas de metodologia do atendimento e de avaliação disciplinar.
De acordo com a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, os treinamentos fazem parte de um programa de qualificação permanente dos servidores. “São cursos fundamentais para que os técnicos possam executar as medidas socioeducativas em alinhamento com as orientações técnicas da Fundação”, esclareceu.
A primeira turma foi a de Formação em Metodologia do Atendimento Socioeducativo, voltada aos técnicos e profissionais ingressantes na Fundação da Criança e do Adolescente. A qualificação abordou conteúdos como projeto político sociopedagógico, normativas de segurança, intersetorialidade e políticas públicas, escolarização e profissionalização, família e plano individual de atendimento (PIA), de forma teórica e com reflexões e exercício práticos.
As aulas foram ministradas pela coordenadora regional de Programas Socioeducativos, Eunice Fernandes; pelo coordenador Geral regional de Segurança, Stelius Pontes; pela diretora da Esma, Priscilla Swaze; e pela técnica da Diretoria Técnica, Pollyana Gonçalves.
A qualificação seguinte foi o de Formação em Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD). E o treinamento foi conduzido pelo chefe da Assessoria Jurídica (Assejur/Funac), Acácio Alves, e por Eunice Fernandes, com o apoio de Priscilla Swaze e Pollyana Gonçalves.
Segundo a diretora da Esma, a formação teve como foco a atualização do rito da avaliação disciplinar. “Tivemos com norteador o que está contido nas novas instruções normativas, com exposição dialogada, momento tira dúvidas, e exercícios simulados de aplicação de CAD”, explica Priscilla Swaze.