A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (25), o homem apontado como executor do assassinato do cabeleireiro José Carlos da Silva Santos, morto a tiros dentro da própria barbearia, no bairro Angelim, zona Sul de Teresina.
O suspeito, identificado como Jonas Pedro Silva de Meneses, foi capturado na região do Parque Vitória e encaminhado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Durante a chegada à sede do DHPP, uma equipe da TV Meio Norte registrou o momento em que Jonas fez gestos com as mãos associados à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Segundo o delegado responsável pelo caso, o gesto foi interpretado como deboche à autoridade policial e também como um possível recado a integrantes do grupo criminoso.
Em depoimento preliminar, Jonas negou qualquer vínculo com o PCC e afirmou que já teria sido alvo de atentados anteriormente. No entanto, a Polícia Civil sustenta que há indícios da ligação dele com a facção.
O crime ocorreu no dia 13 de março de 2025. José Carlos foi surpreendido e executado a tiros dentro do próprio estabelecimento. A motivação, conforme as investigações do DHPP, estaria relacionada ao fato de o cabeleireiro atender, em seu salão, integrantes de uma facção rival à que atua na região.
Durante a apuração, a polícia teve acesso a mensagens trocadas via WhatsApp que indicariam que o suspeito recebeu ordens para praticar o homicídio. Nos diálogos, o suposto mandante teria determinado a execução, orientando que o atirador tivesse “cuidado” para não atingir pessoas inocentes.
Além de Jonas, também foi preso na segunda-feira (23) Rafael Ribeiro, apontado como o responsável por ordenar o assassinato.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que trabalha para esclarecer todos os detalhes do crime e apurar a possível participação de outros envolvidos.