Mundo

Adoção de medidas ecológicas em vários produtos

Adoção de medidas ecológicas em vários produtos

Com uma maior procura por produtos sustentáveis, o próprio público tem feito com que se gere uma tendência mais sustentável e ecológica nos mercados.


25/10/19 15:47 - Atualizado em 25/10/19 15:49

A situação do Planeta Terra ao nível da sua sustentabilidade tem vindo a causar uma preocupação intensa, que atinge níveis globais. À medida que novos nomes se associam à causa ambiental e defendem publicamente a proteção da Terra, também os mídia começam a prestar uma maior atenção à questão e a denunciar os problemas ecológicos mais severos, contribuindo para a consciencialização pública.

Situações recentes, como o degelo de 40% da Gronelândia num só dia ou os incêndios que acometeram a Floresta Amazônica têm vindo a demonstrar, de forma muito intensa, que é necessário agir para salvar o planeta.

Com uma maior procura por produtos sustentáveis, o próprio público tem feito com que se gere uma tendência mais sustentável e ecológica nos mercados, tornando-os menos nocivos para o meio ambiente.

Estando na ordem do dia, a preservação do planeta e as tendências ambientalistas contribuem, assim, para um novo pensamento sobre a sustentabilidade. Mas afinal, quais são os setores internacionais que estão a mudar a sua forma de ação?

Hoje apresentamos alguns dos produtos orientados para este propósito:

1. Roupas e acessórios
O futuro da moda sustentável pode vir a mudar drasticamente a forma como encaramos todo o mercado.

Sendo um dos maiores causadores da poluição, o consumismo em torno da moda fez com que o planeta sofresse devido à perecibilidade das roupas e dos acessórios.

Não fugindo à tendência consumista, as preocupações mais recentes com o planeta fizeram, pelo menos, com que as campanhas e os materiais usados na produção destes objetos se focassem mais no ambiente e na sua proteção.

2. Objetos do lar
Se, antigamente, uma mobília ou uma peça de decoração era para a vida; hoje em dia, tal como acontece com as roupas e acessórios, é comum que se descartem estes objetos apenas para comprar itens novos, mais modernos ou mais adaptados às modas.

Os objetos de design tornaram-se, por isso mesmo, uma causa de poluição e, para contrariar a tendência, torna-se agora mais comum a produção de artigos decorativos com materiais reciclados. Cápsulas de café, caricas, tampas de garrafa e outros produtos deste teor são, agora, matéria para a produção destes artigos.

3. Cremes e maquilhagem
A cosmética e a maquilhagem não só têm sido longamente acusadas de poluir o ambiente como também de utilizar produtos animais na sua composição e testarem em animais.

Por entre a nova mentalidade ambientalista, isto torna-se inaceitável, o que faz com que as marcas comecem a lutar pela sustentabilidade, com a apresentação de gamas “cruelty free” ou “vegan”.

O marketing destas marcas é, hoje, também orientado para a preservação da Natureza e do planeta Terra.

4. Obras de arte
Os artistas plásticos estão também conscientes da necessidade de mudança e, hoje, as peças feitas com materiais inusitados são cada vez mais comuns.

Nos museus e nas casas, a tendência é para que o reciclável passe a ser a matéria-prima da arte, o que ajuda a que se encontrem as peças mais criativas e ecologicamente conscientes.



Comentário

PUBLICIDADE


Mais lidas








PUBLICIDADE

Enquete

Você é a favor ou contra a reforma da previdência?

2016 © Todos os Direitos Reservados