Coroatá

Em Coroatá, jovem cria linha de tabuleiros de xadrez para vender na internet

Em Coroatá, jovem cria linha de tabuleiros de xadrez para vender na internet

Além de um excelente marceneiro e artesão, Geovanio também ajuda a coordenar um projeto social que ensina xadrez para crianças e jovens de Coroatá (Projeto Xeque-Mate).


28/04/21 14:04 - Atualizado em 28/04/21 14:13

Marchetaria é a arte ou técnica de ornamentar superfícies planas de móveis, painéis, pisos, etc. através da aplicação de materiais diversos, tais como: madeira, metais, pedras, plásticos e marfim. Tabuleiros de xadrez feitos em marchetaria não são comuns, devido à dificuldade de trabalhar com madeira bruta e de cores naturalmente diferentes, muitos artesões preferem confeccionar seus tabuleiros pintando a superfície da madeira para atingir a coloração desejada.

Em Coroatá, o jovem marceneiro Geovanio Araújo aprendeu essa técnica de forma autodidata. Apesar de trabalhar com madeira há 12 anos, somente agora dominou essa arte, ele faz seus tabuleiros sobre encomenda e tem até fila de espera. Graças ao seu amor pelo xadrez, o jovem teve a ideia de fazer o seu próprio tabuleiro marchetado, tendo em vista que existem muitas imitações de má qualidade na internet. Com seu primeiro tabuleiro pronto ele resolveu postar nas redes sociais o que lhe rendeu, além de elogios, muitas encomendas.

Segundo Geovanio, sua maior dificuldade para a fabricação dos tabuleiros é a falta tempo, já que o mesmo trabalha na fabricação de móveis planejados. Ele também destacou que o alto custo dos materiais, que são de qualidade, eleva consideravelmente o valor, e por isso quase não lhe rende lucros, no entanto, faz por amor ao jogo, afirma o jovem.

Além de um excelente marceneiro e artesão, Geovanio também ajuda a coordenar um projeto social que ensina xadrez para crianças e jovens de Coroatá (Projeto Xeque-Mate), projeto esse que está ajudando a popularizar a prática do xadrez. Geovanio tem planos de abrir sua própria marcenaria, para poder dedicar mais tempo à arte da fabricação de tabuleiros marchetados.

Fonte: Xadrez Trizidelense



Comentário

PUBLICIDADE


Mais lidas








PUBLICIDADE

Enquete

Você pretende se vacinar contra a Covid-19?

2016 © Todos os Direitos Reservados