Publicidade

Empresários e escritórios de Contabilidade em época de eSocial

Empresários e escritórios de Contabilidade em época de eSocial

O eSocial atingirá empresas de todos os portes e pretende fazer com que a relação entre empregados e empregadores se torne mais transparente.


18/09/18 02:59 - Atualizado em 20/09/18 14:25

Informe Publicitário

As empresas, independente do tamanho, precisam contar com parceiros qualificados, que trabalhem em proximidade e alinhados com o objetivo de aprimorar a gestão de Saúde Segurança do Trabalho para o eSocial.

O que é o eSocial?

O e-Social é um projeto integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), que pretende simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo país. O documento irá substituir gradativamente a RAIS, a DIRF, o CAGED e a SEFIP e outras obrigações.

Quais são os entes públicos por trás do eSocial?

Ministério do Trabalho (MTE), Receita Federal (RFB), Previdência Social, Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) e Caixa Econômica Federal (CEF).

O eSocial é de responsabilidade do departamento de RH?

Não! O RH é quem possui maior interação, no entanto, os adeptos, jurídicos, de Saúde e Segurança do Trabalho, Contábil, Financeiro, entre outros, também interagem com o ambiente do e-Social. É um evento multidisciplinar no âmbito de toda a empresa.

Precisarei de um software específico para o e-Social?

Sim! O ambiente do eSocial é um ambiente inserido dentro do conceito robusto de tecnologia da Informação, logo, as empresas que não tiverem seus ERP´s ou programas específicos adaptados, não conseguiram se comunicar com o ambiente do eSocial.

O Certificado Digital será mesmo obrigatório para o eSocial?

Sim, porque toda a tramitação dentro do sistema deverá ser assinada digitalmente, e o Certificado Digital cumpre esse papel. Exceto para o empregador doméstico, às empresas optantes pelo Simples Nacional, pequeno produtor rural e CI equiparado à empresa, com até 07 empregados, e o MEI. Esses poderão acessar o sistema por meio de código de acesso, de acordo com o site eSocial.gov.

Com o eSocial, a área de Saúde Segurança do Trabalho ganhará mais força dentro das empresas?

Sim! A área de Saúde Segurança do Trabalho será responsável por 5 (cinco) eventos que se relaciona ao ambiente do e-Social. Sem os mesmos, a transmissão de eventos poderá ser rejeitada.

Minha empresa é pequena e só tenho 1(um) funcionário registrado. Tenho que aderir ao eSocial?

Sim! O eSocial é aplicável a todas as empresas. As pequenas e micro empresas terão um processo mais simplificado.

De que forma a Engsafity Consultoria poderá ajudar a minha empresa ou meu escritório?

A Engsafity está apta para envio dos eventos no que se refere a Saúde e Segurança do Trabalho, sendo eles: Ambientes de Trabalho (S-1060), Comunicação de Acidente de Trabalho (S-2210); Monitoramento da Saúde do Trabalhador (S-2220); Afastamento Temporário (S-2230); Condições Ambientais de Trabalho – Fatores de Risco (S-2240), dentre outros.

A empresa pode ser responsável pelo envio de todas as informações relacionadas à área de saúde segurança do trabalho, pela forma de outorga de procuração eletrônica através do certificado digital.

Muita integração!

A palavra-chave é INTEGRAÇÃO!
Como serão vários os departamentos envolvidos com a geração e prestação de informações ao eSocial, todos eles precisam estar muito bem alinhados.

Os principais departamentos envolvidos são:

  • Contabilidade, RH/ Dep. Pessoal

  • Consultorias de Segurança do Trabalho

  • Tecnologia da Informação – TI

As empresas de todos os portes precisam contar com parceiros qualificados, que trabalhem em proximidade e alinhados com o objetivo de aprimorar a gestão de Saúde Segurança do Trabalho para o e-Social e a EngSafity é essa empresa.

Quer saber de mais informações ou tirar outras dúvidas? Entre em contato através dos números (99) 9 81050535 / (99) 9 81002258 ou através do e-mail engsafity02sst@outlook.com que a EngSafity terá o prazer em responder.



Comentário

PUBLICIDADE


Mais lidas








PUBLICIDADE

Enquete

Você acredita que, em 2019 a economia do País vai melhorar?

2016 © Todos os Direitos Reservados