Maranhão

Maranhão confirma primeiro caso de cepa indiana no Brasil; leia mais

Maranhão confirma primeiro caso de cepa indiana no Brasil; leia mais

Variante foi detectada em seis pessoas a bordo do navio MV Shandong da Zhi, atracado no litoral do Maranhão. Uma delas é um tripulante indiano de 54 anos que precisou ser levado de helicóptero para atendimento médico em São Luís.


20/05/21 14:03 - Atualizado em 20/05/21 14:04

Secretário Carlos Lula confirma durante entrevista coletiva primeiro caso de variante indiana no Maranhão — Foto: Adriano Soares/ Tv Mirante

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou que seis tripulantes do navio em quarentena no litoral de São Luís estão com a mutação B.1.617, conhecida como a cepa indiana. A informação foi dada em coletiva à imprensa nesta quinta-feira (20).

“Dos 15 resultados, foi possível fazer o estudo genômico de seis, os demais a gente tinha quantidade de vírus muito baixa e não foi possível fazer. Mas em todas as seis amostras a gente teve resultado positivo para a B.1.617.2, uma das linhagens da variante da Índia”, afirmou Carlos Lula.

De acordo com a SES, todas as pessoas que tiveram contato com os três tripulantes que deixaram o navio serão acompanhadas, sendo submetidas a exames para que se possa identificar se houve ou não transmissão.

Das 15 pessoas infectadas, estão em quarentena no próprio navio e um está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em um hospital da rede particular de São Luís.

O paciente foi o primeiro a ser diagnosticado com covid-19 e está estável. No dia 4 de maio, ele começou a ter sintomas, apresentando febre. Após sintomas persistiram, foi encaminhado por meio de helicóptero para o hospital no dia 13 de maio.



Comentário

PUBLICIDADE


Mais lidas








PUBLICIDADE

Enquete

Você pretende se vacinar contra a Covid-19?

2016 © Todos os Direitos Reservados