Negócios

Marketing Digital: Saiba o que cada profissional faz

Marketing Digital: Saiba o que cada profissional faz

Se você tem uma empresa e quer montar ou expandir o time de marketing, mas não sabe ao certo o que cada profissional faz, leia este artigo até o final.


18/01/21 00:56 - Atualizado em 18/01/21 00:56

O marketing digital é uma das áreas mais emergentes do mercado. Por isso, há também muitos profissionais que fazem este trabalho, com especialidades diferentes.

Se você tem uma empresa e quer montar ou expandir o time de marketing, mas não sabe ao certo o que cada profissional faz, leia este artigo até o final.

A área de marketing digital é muito mais ampla do que parece e pode ir além do que você conhece. Mas não se preocupe, vamos esclarecer as suas dúvidas:

Saiba como é ser um profissional de marketing digita

Em primeiro lugar, lidar com um mercado em constante transformação é um dos principais desafios dessa área.

Frequentemente, novas ferramentas são lançadas nas redes sociais e em outras plataformas digitais e mudam completamente a experiência dos usuários.

Isso mostra que, não necessariamente, o profissional precisa saber tudo antes de começar, já que é quase impossível prever todas as mudanças do mercado.

No entanto, é necessário ser curioso e estar de olho nas novidades desse mercado. Ou seja, é fundamental ser um profissional que está sempre em busca de conhecimento.

Há muitas possibilidades de atuação no marketing digital, e muitos os desafios também.

Vamos entender o que cada profissional de marketing digital faz:

Mídias sociais

Esse é o profissional responsável por gerenciar as redes sociais de uma determinada empresa.

Cabe a ele gerar estratégias para melhorar o posicionamento digital nas plataformas. Ele também é responsável por criar e engajar o público.

Em muitos casos, ele é responsável pela gestão dos canais e isso inclui também interagir e responder os comentários.

Produção de conteúdo

A partir do nome é possível ter uma ideia do que esse profissional faz. Ele é responsável por toda a estratégia de conteúdo da marca.

Diferentemente do social media, ele trabalha com conteúdos mais profundos, o que exige uma expertise maior e um conhecimento mais aprofundado também.

Em geral, são textos para blogs, vídeos, podcasts, e-mail marketing e muito mais.

Essa é uma área que pede profissionais qualificados, afinal se você não é um especialista vai acabar levando muito tempo para desenvolver um artigo.

Muitas vezes, ainda, ao tentar fazer sozinho, o resultado não será satisfatório, já que existem técnicas apropriadas para criar esses conteúdos.

Sendo assim, o ideal é contar com uma agência especializada em marketing conteúdo como a 2T-Digital, que pode criar toda a sua estratégia de conteúdo em diversas línguas como Português, Inglês, Espanhol entre outras.

E-commerce

Este profissional é especializado em planejar estratégias de vendas, sobretudo aplicadas às lojas virtuais.

É necessário entender muito bem sobre métricas, precificação e até mesmo logística. Por meio desses conhecimentos, o profissional está apto a planejar melhor as vendas online.

Design Gráfico

Cabe a este profissional criar e planejar toda a comunicação visual de uma determinada marca.

Assim como descreve uma vaga de design gráfico, ele precisa ter conhecimentos em ferramentas de edição de fotos e ser muito criativo.

É um profissional muito importante, pois é essencial ter uma boa apresentação visual para que os clientes entendam claramente o que você faz.

Gestão de tráfego

Sabe aqueles anúncios que você costuma ver por aí bombando na internet? A maioria deles é feita por profissionais especializados em compra de mídia paga.

Isso quer dizer que esse profissional conhece muito de custo por clique (CPC) e custo por aquisição (CPA)

Ele tem o intuito de gerar leads e consequentemente aumentar as visitas nos canais de comunicação de uma empresa.

Métricas

Esse é o profissional que é especializado em estudar e analisar resultados. A partir disso, ele deve criar insights para fazer uma empresa crescer baseada nas métricas.

As ferramentas mais utilizadas de métricas são os KPIs e o Google Analytics, que indicam a performance e o estágio de desenvolvimento em que cada empresa está.

Esse profissional deve atuar lado a lado com os gestores para pensar em estratégias de crescimento e qual é a melhor maneira de executá-las.

Otimização de mecanismos SEO

Como você viu no começo dessa matéria, a área de Marketing Digital é muito mais ampla do que parece.

Geralmente, os responsáveis por planejamento SEO são profissionais de conteúdo, especialistas em entender os mecanismos de busca do Google.

Esse profissional vai identificar o que afeta o posicionamento de um determinado site na internet, otimizar os conteúdos e também criar estratégias de posicionamento.

O mercado de marketing digital não para por aí

Há também consultores, que são profissionais que oferecem ajuda a empresas que encontram problemas em um determinado ponto.

Em geral, esse profissional já tem alguns anos de atuação na área, o que o leva a entender profundamente o mercado e até a ter os seus próprios clientes.

Há muitas áreas em expansão e outras que estão começando a ganhar visibilidade. Isso porque o marketing digital está em constante movimento. Há novidades a todo o momento!

Saiba que conversar com um profissional de marketing digital é a melhor maneira de encontrar uma solução para aumentar os resultados da sua empresa.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Envie essa matéria para outros empreendedores que desejam descobrir o que cada profissional de marketing faz.



Comentário

PUBLICIDADE


Mais lidas








PUBLICIDADE

Enquete

Em um ano atípico, o carnaval 2021 vai fazer falta?

2016 © Todos os Direitos Reservados